Apresentado novo espumante da Baga Bairrada

Espumante Faina Maior Baga Bairrada - Foto

Espumante Faina Maior Baga Bairrada - Foto

 

 

O espumante “Faina Maior” é o 17.º com o rótulo e selo de qualidade “Baga Bairrada” (que nasceu com o objectivo de preservar a identidade da baga, a casta rainha da Bairrada) e é uma parceria entre a CVB (Comissão Vitivinícola da Bairrada), a Rota da Bairrada o Município de Ílhavo. O lançamento oficial vai acontecer hoje, pelas 19:00, no Pavilhão Terra Mar do “Festival do Bacalhau 2017”.

 

 

 

Ílhavo afirma-se, cada vez mais, como a “capital do bacalhau” e este novo lançamento da “Baga Bairrada” alia dois produtos típicos desta região, a baga e o espumante. O “Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014” é um espumante realizado com a casta tinta baga. Este é um espumante com um aroma intenso de onde sobressaem aromas a frutos secos e vermelhos, tostas e biscoitos.

 

 

 

No contrarrótulo desta garrafa de espumante pode-se ler um pequeno texto que faz o elogio à bravura das gentes de Ílhavo, que estiveram ligadas durante séculos à pesca do bacalhau em linha, feita habitualmente nos mares da Terra Nova e da Gronelândia.

 

 

 

As memória de todos aqueles que viveram as aventuras da dura faina do bacalhau podem ser vistas na Sala da Faina Maior, no Museu Marítimo de Ílhavo, onde são evocadas e homenageadas as comunidades que participaram na pesca do bacalhau.

 

 

 

Ide, ó gentes bravias. Quebrai as ondas revoltas e as tormentas dos oceanos. Rogai à protecção divina por mar chão. E regressai, sempre e depressa, trazendo para terra o cheiro e os sabores do sal e das águas. Esta é a homenagem desta Bairrada, de homens e mulheres que moldam e trabalham a terra, às gentes de Ílhavo, da pesca do bacalhau. A todos os que, em bacalhoeiros e dóris, levaram Portugal pelo Mundo, buscando a sorte. Em cada garrafa deste espumante estão os desejos, os sonhos e, até, os medos de todos aqueles que, ao longo de séculos, fizeram e fazem da vida uma faina, grande e dura, uma Faina Maior“, este é o texto de elogio às bravas gentes de Ílhavo que pode ser encontrado no contra-rótulo do “Faina Maior”, o 17.º espumante lançado com o selo de qualidade da “Baga Bairrada”.

 

 

 

O lançamento deste espumante vem após o lançamento de reservas como é o caso de: “Marquês de Marialva Baga Bairrada Bruto branco”, “Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto branco” ou “Baga Bairrada Reserva Bruto rosé”.

 

 

 

O “Faina Maior” é uma edição limitada de 1.000 garrafas, tem um preço de 10€ e vai estar à venda nos vários espaços da Associação Rota da Bairrada, na loja do Museu Marítimo e, ainda, nas lojas de Turismo de Ílhavo.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 10/08/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_