Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral instala-se em Alcácer do Sal

convite nautica digital

convite nautica digital

 

 

Ameira, na cidade de Alcácer do Sal, vai receber a sede do CANAL – Centro de Arqueologia Náutica  do Alentejo Litoral. O contrato de comodato entre o Município de Alcácer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vai ser assinado no dia 07 de Fevereiro, às 15:00, na futura sede deste centro.

 

 

 

Em Setembro de 2015, ambas as entidades firmaram um protocolo de cooperação que aposta na arqueologia subaquática e visa investigar “todo o património cultural subaquático jazente nas águas do rio Sado, entre a cidade de Alcácer e a feitoria fenícia do Abul, património esse que se suspeita ser abundante e de enorme valor científico”.

 

 

 

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, afirmou, na altura, tratar-se de uma aposta que vai trazer a Alcácer “especialistas que trabalham em várias partes do mundo” e que vai corresponder a mais um contributo desta região (conhecida pela sua riqueza arqueológica) para a arqueologia nacional.

 

 

 

O rio Sado desde o século VII assumiu uma grande importância para esta região e este novo projecto surge do forte interesse do Município de Alcácer em promover o estudo e salvaguarda do património cultural submerso do concelho. Câmara Municipal, Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) e Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) criaram, assim, uma unidade de investigação local, o Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral (CANAL).

 

 

Este centro vai promover a descentralização da investigação científica e académica em arqueologia subaquática, permitindo a criação de uma base de dados dos achados arqueológicos ao longo do rio (Carta Arqueológica subaquática do Sado).

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 02/02/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_