Faleceu Açucena Veloso, “A Peixeira dos Chef’s”

acucena

 

 

Acucena Veloso era provavelmente a peixeira mais famosa de Lisboa. Os seus pregões e o seu carisma eram re(conhecidos) em todos os mercados da capital. Mas era o seu conhecimento do peixe que a tornou na “Peixeira dos Chef’s”.

 

 

 

Raro é o Chef da alta roda a cozinha que não comprava o peixe na Acucena, tal a confiança que era depositada nesta vendedora de peixe há mais de cinco décadas.

 

 

Faleceu este domingo a peixeira que era do povo e que era também aclamada pelas elites. Era a Acucena de todos os quantos visitavam a sua banca. Os Mercados de Lisboa ficam mais pobres…e as cozinhas dos grandes Chef’s também.

 

 

O Chef Fábio Bernardino colocou no seu Facebook “Existem pessoas que são especiais na nossa vida, a minha Açucena, conhecida como a Peixeira dos Chef’s, minha madrinha e segunda mãe, partiu hoje! Fica a recordação dos pregões do mercado, das tardes em família, das festas, dos Santos Populares, de todos e tantos bons momentos que partilhamos e vivemos juntos!  Eu, os mercados e a cidade de Lisboa ficamos hoje mais pobres e sentimos a falta desta grande mulher, peixeira e amiga!”.

 

 

O Facebook rapidamente encheu de mensagens de pesar por uma figura carismática de Lisboa, que faleceu num acidente automóvel.

 

 

Em declarações ao Infocul, o músico Pierre Aderne, frequentador assíduo da banca de Acucena e amigo, mostrou-se abalado com a noticia, revelando que Acucena era “das pessoas mais bonitas que conheci na vida. Carregava a vida nos olhos“, chamava-lhe a “dona do mar português” e dele diz que tinha “a vida na cortina dos olhos“.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 11/02/2018


About the author /


1 comentário

  1. Verde PIno

    Paz à sua alma, à da AÇucena Veloso, e não Acucena.

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_