A Fundação Francisco Manuel dos Santos realiza o seu encontro anual sobre o tema “Que democracia?”

fundacao-francisco-manuel-dos-santos

fundacao-francisco-manuel-dos-santos

 

O encontro anual da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) acontece no dia 07 de Outubro e é dedicado ao tema “Que democracia?” e vai acontecer no Chiado. O Teatro São Luíz será o palco principal e terá como um dos principais oradores o prémio Nobel da literatura, Mario Vargas Llosa. Nos dias anteriores e abertas ao pública, a FFMS tem duas iniciativas que prometem trazer ainda mais gente.

 

 

Os “Fins de Tarde no Jardim da Fundação”, um conjunto de debates a decorrer no Jardim da Fidelidade (Largo do Chiado, Nº 8), e um ciclo de cinema ligado à temática da democracia, que conta com a curadoria de Pedro Mexia e terá lugar no Teatro São Luiz.

 

 

Os  “Fins de Tarde no Jardim da Fundação” vão ter três debates e um lançamento.

 

 

O primeiro dos debates acontece no dia 03 de Outubro ( 18:30) e vai incidir sobre a democracia e o humor. Os oradores vão ser Ricardo Araújo Pereira e Nuno Artur Silva e moderador será Vítor Moura Pinto.

 

 

Passados mais de 40 anos sobre a Revolução que devolveu a liberdade ao País, será que já aprendemos a rir  de nós mesmos? Do cartoon à rádio, passando pela crónica jornalística, até às inesquecíveis rábulas televisivas, que Portugal é este da graçola, da chalaça, da anedota regional ou clubística? A censura ainda pulsa nos domínios do humor? Quais são, afinal, os limites democráticos do humor português?

 

 

A democracia e a música vai ser debatida no dia 04 de Outubro às 18:30. Os oradores convidados serão Sérgio Godinho, Sónia Tavares e David Fonseca. Vítor Moura Pinto é o moderador deste debate.

 

 

Não existe democracia sem palavra. Dita, falada, escrita. Agora que a democracia já tem idade para ser adulta, que histórias enarrativas estão por contar? Haverá diferenças entre uma literatura em tempos de chumbo e uma literatura sem outra censura que não as ideias lançadas para o lixo pelo próprio autor? A paz, o pão, a habitação, a saúde e um parágrafo bem escrito?

 

 

Depois de serem debatidos temas como o humor ou a música, falta falar sobre as relações que se podem estabelecer entre a democracia e a literatura. O debate acontece no dia 05 de Outubro às 18:30. Os oradores vão ser Mário de Carvalho, Dulce Maria Cardoso e João Pereira Coutinho. Mais uma vez, a moderação estará a cargo de Francisco José Viegas.

 

 

A música já foi uma arma. Qual é, hoje, o seu papel na construção da democracia? Esperam os portugueses demais dos músicos? Por outro lado, a proliferação de concertos e de festivais é um sinal de um acesso mais democrático à música? A atomização da indústria discográfica e da distribuição devolveu às pessoas um maior controlo sobre o que ouvem ou fazem falta gatekeepers que ajudem a organizar o que ouvimos? O ensino da música já é democrático ou continua a ser só uma disciplina escolar completamente inútil?

 

 

Para além dos três debates há o lançamento do ensaio “Democracia na Europa”. O lançamento acontece no dia 06 de Outubro às 18:30. Neste lançamento os oradores convidados são Catherine Moury e António Goucha Soares, a moderação estará a cargo de António Araújo.

 

 

A União Europeia ainda é uma democracia? Alguma vez o foi? As suas decisões são legítimas? Este livro aborda estas questões, procurando ajudar a compreender como funciona a UE e até que ponto a mesma é democrática. É argumentado que a democracia europeia se aperfeiçoou, em grande parte graças à própria ambição do Parlamento Europeu pelo poder. Porém, a crise da dívida soberana, que transferiu a tomada de decisão para fora das estruturas formais da UE, tem agravado dramaticamente o problema democrático da União Europeia.

 

 

No Teatro São Luíz haverá um ciclo de cinema dedicado à democracia. “A Árvore, o Presidente e a Videoteca”, de Eric Rohmer,pode ser visto no dia 03 de Outubro às 21:30. “Eleições”, de Alexander Payne, passa no São Luíz no dia 04 de Outubro às 21:30.

 

 

O último dos filmes é “Coriolano”, de Ralph Fiennes. Este pode ser visto no dia 05 de Outubro às 21:30.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 29/09/2016


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_