GSi: nova versão Opel Insignia para conhecedores

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O novo Opel Insignia GSi traz novos elementos de carroçaria e jantes de 20 polegadas, suspensão controlada electronicamente e travões Brembo, uma nova caixa automática de oito velocidades, tração integral com vetorização de binário e “bacquets” com o selo de aprovação AGR. Todas estas alterações tornam este veículo muito mais rápido do que o anterior Insignia OPC no circuito de Nürburgring.

Muito mais preciso e eficiente, o novo Opel Insignia GSi é uma berlina de elevadas “performances” dedicada quem sabe apreciar algo de especial. Com uma afinação de chassis orientada para a dinâmica, são múltiplos os pontos técnicos a merecerem destaque, desde o evoluído motor 2.0 Turbo de 260 cv de potência até à mais recente tecnologia 4×4 com vectorização de binário. A transmissão conta também com uma nova caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente a partir de patilhas colocadas no volante.

A versão GSi extrai todo o potencial das melhores características que marcam a nova geração Insignia, nomeadamente o peso reduzido e o baixo centro de gravidade. Assim, o Insignia GSi tem para oferecer uma óptima relação peso/potência e revela um excelente equilíbrio.

O visual também condiz com o seu desempenho. O para-choques dianteiro possui duas grandes entradas de ar e na tampa da mala surge um “spoiler” de dimensões consideráveis, para gerar carga aerodinâmica adicional a velocidades elevadas. No habitáculo sobressaem bancos dianteiros de tipo “bacquet” (desenvolvidos pela marca), forrados a couro, que são exclusivos desta versão, e um volante com parte inferior plana ao qual foi acrescentado “grip”.

Tudo com o objectivo de tornar o Insignia GSi dinamicamente diferente do já de si ágil Grand Sport. Para atingir este objectivo os engenheiros procederem a uma série de novas afinações em várias áreas. Na verdade, a versão GSi atinge o patamar máximo em matérias de tração e de precisãodinâmica, o que também é comprovado pelo cronómetro.

“O novo Insignia GSi é claramente mais rápido numa volta ao Nürburgring-Nordschleife do que o anterior Insignia OPC, que era mais potente”, revela o Director de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek, ele próprio um ex-piloto, campeão alemão de Turismos. Uma das razões para tal prende-se com o peso, visto que o GSi é 160 kg mais leve do que o OPC com motor 2.8 V6 Turbo.

A suspensão do Insignia GSi recebe molas mais curtas em 10 milímetros e amortecedores de alto desempenho que reduzem os movimentos da carroçaria ao mínimo. Os travões Brembo, com pinças de quatro êmbolos, e a direção assistida, foram adaptados à nova configuração. De série, o GSi surge equipado com o chassis de controlo eletrónico FlexRide, capaz de reagir em frações de segundo para ajustar, entre outros, a pressão dos amortecedores e a assistência da direcção.

A unidade de controlo do sistema também consegue intervir ao nível da resposta do acelerador e dos pontos de troca das oito velocidades da caixa automática. O condutor pode escolher entre os modos Normal, Tour e Sport, com parâmetros diferentes de funcionamento.

“É esta combinação de baixo peso, especialmente sobre o eixo dianteiro, baixo centro de gravidade, potência disponível numa faixa alargada de rotações e a melhor tecnologia em tração, que tornam o GSi tão rápido”, explica Strycek. “Isto é eficiência pura. E a tração integral é simultaneamente perfeita para o circuito, dando prazer de condução, e para a estrada, proporcionando níveis acrescidos de segurança”.

As afinações finais do novo Insignia GSi foram realizadas e testadas no lendário circuito de Nürburgring-Nordschleife, situado nas verdejantes montanhas do Eifel. A Opel possui aqui um centro de testes destinado a trabalhar nos modelos de prestações elevadas. Com mais de 20 quilómetros de extensão, o mítico circuito é de tal forma exigente que o triplo campeão do mundo de Fórmula 1 Jackie Stewart apelidou-o de Green Hell (Inferno Verde).

Um exclusivo do modelo GSi é o modo “Competição”, activado através do ESP, que permite a condutores experientes controlarem eles próprios ângulos maiores de derrapagens, bem como a entrega da potência, algo essencial para uma volta rápida no Nordschleife, por exemplo.

O chassis desportivo do Insignia GSi surge associado na perfeição aos evoluídos pneus Michelin Pilot Sport 4S, montados em jantes de 20 polegadas. Estes pneus são reconhecidos pelo elevado grau de aderência ao alcatrão, que é maximizado com o sistema de tração integral com vetorização de binário, inédito neste segmento de mercado. Esta sofisticada transmissão possui um eixo traseiro com duas embraiagens em vez de um diferencial convencional.

Desta forma, o sistema consegue aplicar de forma variável e diferenciada a potência a cada uma das rodas traseiras. E isso aumenta consideravelmente a estabilidade, ajudando o automóvel a descrever curvas, sem efeitos de subviragem.

O motor do novo Insignia GSi é um 2.0 Turbo a gasolina, com 260 cv, particularmente eficiente de ambos os pontos de vista de entrega de potência e de consumo de combustível (NEDC: urbano 11,2 l/100 km; extraurbano 7,1 l/100 km; misto 8,6 l/100 km; 197 g/km CO2). O elevado binário máximo de 400 Nm está disponível numa faixa alargada de rotações. Este motor de quatro cilindros tem acoplada uma novíssima caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente na alavanca ou através de patilhas no volante.

No modo automático, os pontos de troca de velocidades são diferentes nos modos de condução Normal e Sport. Para além do 2.0 Turbo, o Insignia GSi facultará a opção de um potente motor turbodiesel.

Esta insígnia foi utilizada pela primeira vez nos modelos Manta GSi e Kadett GSi, com motor 1.8 de 115 cv. Quatro anos mais tarde aparece no Kadett GSi 16V equipado com o célebre 2.0 DOHC de 16 válvulas que debitava 150 cv. O primeiro Astra, em 1993, também herdou este motor, bem como a designação, que veio a partilhar com uma versão 1.8 de 125 cv. E houve igualmente versões GSi em várias gerações Corsa, começando no Corsa A com 100 cv e terminando no Corsa D em agosto de 2012.

O novo Opel Insignia GSi fará a estreia mundial no Salão Internacional de Frankfurt, que vai decorrer de 14 a 24 de Setembro.

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Notícia publicada a 19/07/2017


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