Morreu Stephen Hawking!

stephen Hawking

 

 

Faleceu, durante esta noite, o físico britânico Stephen Hawking. O físico encontrava-se na sua casa, em Cambridge e tinha 76 anos.

 

 

 

Hawking é dos mais prestigiados nomes da ciência, revolucionando os estudos sobre os buracos negros, nunca deixando de questionar-se sobre a origem do Universo. Ao mesmo tempo que provocava o que sabíamos sobre o Cosmos – tanto junto das academias como do público –, desafiava os próprios limites da vida humana

 

 

 

Stephen sofria de esclerose lateral amiotrófica, desde os 21 anos, sendo na altura apenas dado mais 3 anos de vida. Ao longo do tempo foi ficando imóvel, mas viveu muitos anos com a ajuda de uma cadeira de rodas e um sintetizador de voz. Nunca deixou de trabalhar.

 

 

 

Estamos profundamente entristecidos pela morte do nosso pai“, referem Lucy, Robert e Tim Hawking, filhos do cientista, através de comunicado.

 

 

No mesmo comunicado, acrescentam ainda que “foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado sobreviverá durante muitos anos“, é dito na missiva dos filhos citada pelo The Guardian. “A sua coragem e persistência, com a sua inteligência e humor, inspiraram pessoas no mundo inteiro. Ele disse um dia: ‘Isto não seria um grande universo se não morassem lá as pessoas que amamos’. Vamos sentir a sua falta para sempre“.

 

 

 

A tese de doutoramento de Stephen Hawking (Propriedades dos Universos em Expansão), escrita em 1966 quando ainda estudava na Universidade de Cambridge, foi divulgada pela primeira vez no ano passado. “Ao tornar livre o acesso à minha tese, espero inspirar pessoas em todo o mundo a olhar para cima, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés”, disse na altura, Stephen Hawking. Em menos de 24 horas, houve quase 60 mil downloads da tese, referia a Universidade de Cambridge, que considerou que o documento era “histórico”.

 

 

Fotografia: Sputnik International

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 14/03/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_