Porto e Norte recebe os melhores velejadores do mundo

49er Worlds-102

49er Worlds-102

 

 

O Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, que vai acontecer de 25 de Agosto a 02 de Setembro, vai trazer os melhores velejadores do mundo às águas do Porto e de Matosinhos. Esta prova mundial, uma das mais importantes classes olímpicas da modalidade, volta a Portugal uma década depois.

 

 

 

A Classe 49er e 49erFX é uma das mais importantes classes olímpicas. Daqui saíram a maioria dos participantes na America’s Cup, o mais antigo e dos mais conhecidos troféus mundiais, e que foi disputado no passado mês de Junho.

 

 

 

Por Matosinhos e pelo Porto vão passar grandes nomes da vela mundial, estando confirmada a presença de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America’s Cup e na Volvo Ocean Race.

 

 

 

Foi, obviamente, com um grande orgulho e sentido de responsabilidade que recebemos a notícia de que Portugal e o Clube de Vela Atlântico tinham sido escolhidos pela Associação Internacional de Vela para acolher e organizar este evento histórico para o nosso país“, congratula-se o Co-Chairman da organização desta prova, Nuno Amado.

 

 

 

Na 49er e 49erFX vão estar envolvidas 500 pessoas, 350 atletas divididos por 130 embarcações e oriundos de 60 países. Esta competição, que será organizada pelo Clube de Vela Atlântico, vai ser transmitida através das redes sociais e restantes plataformas online. Vão ser cerca de 30.00 horas de conteúdos que vão ser transmitidos para todo o mundo.

 

 

 

No caso deste Mundial, a sua concretização é mais um exemplo da estratégia conjunta que as autarquias do Porto e de Matosinhos entenderam seguir para a viabilização de eventos desportivos de referência ao longo da sua Frente Atlântica. Foi já assim com o surf, assim será também com a vela“, refere Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, um dos locais, em conjunto com Matosinhos, que vai receber esta prova.

 

 

 

Estou certo que esta será ainda uma oportunidade única para a promoção desta modalidade fantástica, que conquista cada vez mais aficionados em Portugal e, em particular, no norte do país“, acrescenta Nuno Amado sobre a realização desta prova.

 

 

 

A organização desta prova estima que os participantes fiquem em Portugal mais de 20 dias, esperando-se que as melhores equipas fiquem cerca de 1 mês e meio. Deste modo, a organização prevê que o impacto directo na economia da região seja superior a um milhão de euros. Este valor não contempla o impacto directo que o público assistente vai ter nem a exposição mediática que a prova.

 

 

 

Acolher no Porto e Norte este campeonato mundial reforça as ilações que os dados mais recentes nos permitem tirar: somos cada vez mais um destino de grandes eventos desportivos, capazes de proporcionarem experiências únicas e diferenciadoras, e qualquer retorno que seja calculado será sempre exponenciado pelas imagens que o território passa para o exterior“, refere o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

 

 

 

Esta competição, que vai acontecer de 25 de Agosto a 02 de Setembro, é organizada pelo Clube de Vela Atlântico e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos, da Câmara Municipal do Porto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa de Vela.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 08/08/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_