A festa volta às Aldeias Históricas de Portugal

 

 

O ciclo “12 em Rede: Aldeias em Festa” vai levar, de Abril a Dezembro, a festa até 12 Aldeias Históricas de Portugal. Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita festa vão unir estas aldeias.

 

O ponto de partida desta iniciativa vai estar na memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.

 

Durante estes 12 eventos, os participantes vão ser residentes temporários. Cada programa, com a duração mínima de dois dias, contará com a participação ativa da comunidade em que acontece, em estreita colaboração com artistas profissionais. Será também dado um foco especial à especificidade dos produtos distintivos das aldeias.

 

A festa vai começar, nos dias 21 e 22 de Abril, em Piódão. “Estrada Real: A Longa Caminhada” será o tema central do programa, que vai recordar as dificuldades que sentiam os comerciantes medievais que, em carros de bois, transportavam produtos entre Coimbra e a Covilhã, num percurso pela Serra do Açor que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.

 

Depois do Piódão, o ciclo “12 em Rede: Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes 11 Aldeias Históricas de Portugal. Almeida (18 e 19 de Maio), Sortelha (01 e 02 de Junho), Linhares da Beira (13 a 15 de Julho), Marialva (20 e 22 de Julho), Castelo Novo (27 a 29 de Julho), Castelo Rodrigo (31 de Agosto e 01 de Setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de Setembro), Trancoso (05 a 07 de Outubro), Idanha-a-Velha (01 e 04 de Novembro), Monsanto (09 e 11 de Novembro) e Belmonte (07 a 09 de Dezembro) vão ser as restantes localidades que vão receber os 11 eventos que vão fazer parte desta festa.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 12/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_