Algarve vai celebrar a vida de Álvaro de Campos

Festa dos Anos de Alvaro de Campos_Perolas do Gilao cantam Fernando Pessoa.

Festa dos Anos de Alvaro de Campos_Perolas do Gilao cantam Fernando Pessoa.

 

 

O “365 Algarve” vai celebrar em Tavira e até ao final do mês de Novembro a vida e obra de Álvaro de Campos, um dos principais heterônimos de Fernando Pessoa. Esta programação vai celebrar as raízes algarvias do engenheiro que se tornou poeta.

 

 

Algumas das iniciativas programadas são: a exposição de pintura “Sonhos Incompletos”, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão (esta exposição vai estar patente de 01 de Outubro a 30 de novembro); a Exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos (de 03 de Outubro a 30 de Novembro); a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira DArtes, e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.

 

 

Os jantares “As noites de vinhos e poesia” vão decorrer ao som de poemas escritos em português e em inglês. Estes jantares vão decorrer nos dias 07, 14, 21 e 28 de Outubro no Restaurante Álvaro de Campos.

 

 

 

A música vai estar entregue à Música Coral Tradicional Portuguesa que vai interpretar “Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa”, no dia 08 de Outubro, na Igreja da Misericórdia; o Recital de Piano e Poesia, na Igreja da Misericórdia (15 de Outubro) e a Performance de música e poesia, no Mercado da Ribeira (27 e 28 de Outubro).

 

 

 

Nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, no Clube de Tavira, Tammy Weis vai apresentar no Concerto de Jazz várias composições para poemas, em inglês. Este espectáculo lotou a Casa Fernanda Pessoa, em Lisboa, e o Pizza Express Jazz Club, em Londres.

 

 

 

Álvaro de Campos será apresentado a um público mais vasto numa Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; sessões de Poesia Online no site do “Jornal Postal do Algarve” e a poesia vai ser aliada à música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de Outubro). A 15 de Outubro a rádio Gilão 94.8 FM vai promover uma emissão organizada pela “Arte Associação”.

 

 

 

A “Casa Álvaro de Campos” vai receber nos dias 14 e 15 de Outubro um conjunto de encontros e conferências organizadas pela Prof.ª Teresa Rita Lopes. No dia 15 de Outubro haverá uma sessão de cinema que vai incluir a estreia do documentário “Quem é Álvaro de Campos”.

 

 

 

O aniversário de Álvaro de Campos, que enalteceu por várias vezes a paisagem algarvia nos seus poemas, será um dos pontos altos da programação do “365 Algarve”, que vai para a sua segunda edição.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 09/10/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_