Apresentação do Arquivo LdoD: O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa em versão dinâmica e interativa

universidade coimbra

 

 

Na quinta-feira, dia 14 de Dezembro, vai ser apresentado, a partir das 11:30, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai ser apresentado o Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (https://ldod.uc.pt).

 

 

 

O Arquivo LdoD apresenta imagens de documentos autografados, transcrições desses documentos e transcrições das quatro edições da obra de Fernando Pessoa. Além da leitura e comparação das transcrições, este arquivo permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego.

 

 

 

Através da integração de ferramentas computacionais num espaço simulatório, o Arquivo LdoD oferece um ambiente textual dinâmico, no qual os utilizadores podem desempenhar diferentes papéis literários. Trata-se de um recurso multiplataforma e multidispositivo (smartphone, tablet, computador portátil) em acesso aberto, cujas funcionalidades servem para múltiplas atividades, incluindo leitura de lazer, estudo, análise, investigação avançada e criação literária“, conta o coordenador deste projecto, Manuel Portela.

 

 

 

Este arquivo é o resultado de um projecto de investigação levado a cabo pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP), com a colaboração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores em Lisboa (INESC-ID Lisboa) e da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Desenvolvido entre 2012 e 2017. Este projecto teve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela União Europeia.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 12/12/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_