Cine’Eco em Seia

cine eco

cine eco

 

 

No próximo sábado, dia 14 de Outubro, arranca o Cine’Eco, que vai ter 100 filmes, oriundos de 25 países, em competição.

 

 

“Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia” é o tema desta edição do certame de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai apresentar obras de Naomi Klein e que falam sobre alterações climáticas. Longas, curtas, documentários, reportagens de televisão, a par de uma competição dedicada aos filmes lusófonos, da região, vão poder ser vistos na Casa da Cultura de Seia, a “casa” desta edição do Cine’Eco, um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo.

 

 

O festival vai abrir pelas 18:00 do dia 14 de Outubro com a emissão de “A Odisseia”, de Jérôme Salle, que conta a vida Jacques-Yves Cousteau. A abertura oficial vai acontecer pelas 21:30 com a emissão do filme “Os Lobos”, de Rino Lupo, que será musicado ao vivo pelo pianista Nicholas McNair.

 

 

Em destaque vai estar a estreia do filme “Uma verdade (mais) inconveniente”, com Al Gore. Este filme, que dá sequência ao documentário realizado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos em 2006, vai ser emitido no dia 18 de Outubro.

 

 

Em competição no Cine’Eco vai estar o filme “A Idade das consequências”, de Jared P. Scott. Este filme investiga como a mudança climática afeta a escassez de recursos, a migração e o conflito através da lente da segurança nacional dos EUA e da estabilidade global. Já “Rio Azul: Pode a Moda Salvar o Planeta?”, de David McIlvride e com Roger Williams, vai mostrar como a indústria da moda, dos tecidos e dos jeans se tornaram nas grandes poluidoras das águas e do ambiente. Acompanhando as notícias recentes sobre a poluição dos Oceanos.

 

 

Em “Ondas Brancas”, de Inka Reichert, podemos ver a reacção dos surfistas de vários cantos do globo contra a poluição dos oceanos. Também com o tema da contaminação dos oceanos, “Perseguindo Corais”, de Jeff Orlowski viaja pelo mundo mostrando como os recifes estão a desaparecer a uma taxa sem precedentes.

 

 

O Cine’Eco vai acontecer de 14 a 21 de Outubro, em Seia.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 09/10/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_