Dia Internacional dos Museus em Avis

 

 

A 18 de Abril, o Município de Avis vai celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um conjunto de múltiplas actividades que têm como objectivo celebrar a diversidade, salvaguarda e a valorização do património. Para este ano, do ICOMOS internacional pretende dar uma especial atenção à temática “Património: de geração para geração”, que vai ter como objectivo “impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade”.

 

Para tal, o município vai apresentar a Exposição “António Bonito – O Artesão”, uma homenagem a este artesão local e à sua arte pastoril, enraizada na cultura popular da região. Esta exposição, que vai ser inaugurada a 18 de Abril e poderá ser vista até ao dia 04 de Maio, vai, também, a assinalar a reabertura dos Espaços Museológicos MUSCA e CIOA, que sofreram obras de manutenção.

 

Ainda neste dia, às 16:00, haverá lugar à apresentação e lançamento do segundo Circuito do Roteiro Megalítico “Entre Pedras e Pedrinhas – Circuito da Ribeira de Seda”, desenvolvido no âmbito do Plano de Valorização de Sítios e Monumentos Arqueológicos, que incluirá também uma proposta de visita em torno da Ribeira de Seda.

 

A 19 de Abril haverá a 1.ª edição do workshop “O Borrego e o Folar”, que irá juntar  diferentes gerações, entre público sénior e público escolar, na preparação de um borrego e de um folar no  Forno Comunitário de Maranhão, com o objectivo de regenerar memórias, divulgar práticas culturais e  transmitir e preservar saberes e sabores ancestrais às gerações mais novas.

 

A segunda edição do workshop “A Arte do Pão e o Pão na Arte”, que vai acontecer de 23 de Abril a 04 de Maio, é indicado para séniores e crianças em idade escolar que queiram experimentar todas as fases de confeção de pão, num forno de lenha.

Partilhar
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Notícia publicada a 13/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_