Feira de São Mateus de Elvas 2017

primage_20639

primage_20639

 

 

A música, a diversão e a romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade regressam ao Parque da Piedade, em Elvas, para celebrar a edição de 2017 da Feira de São Mateus.

 

 

No total são 12 dias de festas, que vão decorrer de 20 de setembro a 1 de outubro, na cidade Património Mundial, conhecida pelo maior sistema de fortificações abaluartadas terrestres do mundo.

 

 

O recinto das festas, localizado no Parque da Piedade, junto à Igreja do Senhor da Piedade, conta com os habituais stands de exposição institucional, artesanato e gastronomia, onde são vendidos produtos variados e típicos da região do Alentejo, além de dois palcos de espetáculos, pelos quais vão passar vários artistas e grupos de estilos musicais variados como o rock, o pop, o fado e a música tradicional.

 

 

Por entre os diversos stands instalados no recinto da feira, encontra-se o palco destinado à atuação de grupos elvenses e de cariz mais popular, denominado por Praça da Feira.

 

 

Os espetáculos programados para o palco da Praça da Feira são gratuitos e, todos os dias, a partir das 18.00 horas, a música popular, o fado e os grupos de cantares vão tomar conta do palco até às 01.00 horas.

 

 

 

Por sua vez, o palco instalado na Zona de Espetáculo corresponde a um recinto coberto, com dois palcos distintos – um para a atuação das bandas e outro para a atuação dos Dj’s -, pelos quais vão passar vários artistas conhecidos a nível nacional.

 

 

 

Herman José é o artista que, no dia 20 de setembro, inicia a programação agendada para a Zona de Espetáculos. Miguel Gameiro & Pólo Norte Projeto Ibéria (21/9), Miguel Araújo (22/9), Xutos e Pontapés (23/9), Diogo Piçarra (28/9) e Matias Damásio (29/9) são alguns dos nomes que vão atuar no palco do recinto coberto. No último dia, Tony Carreira (30/9) encerra os concertos na Zona de Espetáculos.

 

 

 

O acesso ao recinto é gratuito nos dias 20 e 21 de setembro. De dia 22 em diante é necessário adquirir bilhete (ver Bilhetes e Descontos). Os concertos têm início às 23.00 horas.

 

 

 

A animação do São Mateus juntam-se as festas em honra ao Senhor Jesus da Piedade, com destaque para a maior romaria realizada no Alentejo, que data de 1737.

 

 

 

A romaria sai à rua no dia 20 de setembro, na qual se juntam milhares de fiéis para participarem na Procissão dos Pendões, realizando o trajeto que vai desde a Igreja da Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas), localizada no centro da cidade Património Mundial, até à Igreja do Senhor da Piedade, em pleno recinto de festas de São Mateus.

 

 

 

Ainda hoje, os milhares de romeiros que a ela acorrem, levam a que a procissão atinja dois a três quilómetros de comprimento, à qual preside o Arcebispo de Évora, D. José Alves. Durante a procissão são transportados os pendões que representam a vida civil, religiosa e administrativa das paróquias, associações, freguesias e localidades do concelho de Elvas e, também, de concelhos vizinhos.

 

 

 

A organização do São Mateus é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas.

O acesso ao recinto do Parque da Piedade é gratuito, assim como aos espetáculos na Praça da Feira.

 

 

O acesso à Zona de Espetáculos, no recinto coberto, é gratuito nos dias 20 e 21 de setembro e de 22 a 30 de setembro o preço do bilhete diário é de 5 euros. Para quem pretender assistir a todos os dias de espetáculos pode adquirir a pulseira semanal, que tem um custo de 20 euros.

 

 

 

A pensar naqueles que pretendem assistir apenas aos Dj´s é cobrado um valor unitário de 2,5 euros, que é pago a partir da atuação do Dj, nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro. Nos dias 20 e 21 a entrada é grátis.

 

 

 

Os portadores do Cartão Smartjovem (20%), do Cartão Idade de Ouro (50%) e Família Mais (50%) têm direito a descontos. Também as empresas e instituições que queiram comprar mais de 30 bilhetes podem usufruir de 20% de desconto.

 

 

 

As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada, mas este ano têm uma novidade, uma pulseira branca, que lhes dá acesso ao recinto dos espetáculos e dos Dj’s, que pode ser levantada mediante a apresentação do Cartão de Cidadão.

 

 

 

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Elvas.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 15/09/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_