Fórum de produtores luso-italianos na Festa do Cinema Italiano

cinema italiano

cinema italiano

 

Os produtores de cinema portugueses e italianos juntam-se num fórum de discussão e troca de ideias, acontece nos dias 07 e 08 de Abril, durante a 10ª Festa do Cinema Italiano. O Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado e a Presidente do Conselho Diretivo do ICA, Filomena Serras Pereira vão ser duas das figuras institucionais que vão marcar presença na cerimónia de inauguração.

 

 

Este fórum é organizado com o apoio do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) e o MiBact (Direzione Generale Cinema). Esta iniciativa acontece no âmbito do lançamento do acordo luso-italiano de codesenvolvimento de projectos cinematográficos. 

 

 

Este fundo nasceu de um acordo entre o ICA e o MiBact que demonstraram vontade e interesse em estimular a criação de projectos criativos ligando estes dois países, que até à data produziram muito poucos projectos em coprodução. O forte interesse demonstrado quer da parte dos produtores portugueses quer dos produtores italianos em encontrar pontos de encontro e colaboração confirmou a utilidade ao estímulo da coprodução.

 

 

O incentivo fiscal à produção de cinema em Portugal será também apresentado neste evento que tem como objectivo proporcionar o mútuo conhecimento destas duas realidades produtivas e, principalmente, transformar-se numa plataforma de estímulo à realização de projectos cinematográficos luso-italianos.

 

 

Para participarem deste fórum vem de Itália uma delegação composta por cerca de 12 produtores, com um perfil internacional e propensos a coproduções minoritárias assim como a projectos ligados à Ibero-América. Entre os produtores presentes está Riccardo Tozzi da Cattleya (produtor da série “Gomorra”), Fandango (produtora italiana que vem a Lisboa à procura de possíveis projectos para representar nos mercados internacionais) ou Tempesta (produtor do filme que ganhou o prémio do júri em Cannes em 2014).

 

 

Produtoras independentes e de documentário também estarão presentes no evento, compondo um leque de produtores que vai do cinema mais comercial e à televisão até a produtos independentes e centradas no documentário, produtores que vêm de várias regiões de Itália, trazendo a Lisboa um panorama diversificado da realidade produtiva italiana.

 

 

Do lado português, o evento vai contar com a presença de O Som e a Fúria, Ukbar Filmes, (com vários projectos em coprodução com Itália já em desenvolvimento), Terratreme, Rosa Filmes, Filmes do Tejo II, Fado Filmes ou OPTEC.

 

 

Durante o evento vão ser apresentados aos produtores um panorama das possibilidades de financiamento e apoios à produção em ambos países e dentro do panorama Iberoamericano, onde a Itália acaba de entrar como membro do Programa Ibermedia de apoio à co-produção.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 05/04/2017

Tagged with:    

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_