Guimarães terá a sua primeira bienal de ilustração

big

big

 

 

A BIG- Bienal de Ilustração de Guimarães, que é organizada pela Câmara Municipal, terá a sua primeira edição no dia 14 se Outubro. Este evento, que vai acontecer em até ao fim do ano em vários locais da “Cidade Berço”, tem como objectivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural nas mais diferentes áreas da comunicação.

 

 

Nesta primeira edição da BIG haverá espaço para exposições, a atribuição de prémios (carreira, nacional e revelação) e palestras.

 

 

A exposição “Azul em Jaguar Turquesa” vai apresentar uma série de imagens de Daniel Lima, autor da imagem do cartaz desta primeira edição da BIG. Esta exposição vai ser inaugurada no dia 11 de Novembro, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) / Galeria 4, e vai contar com a presença do autor desta exposição.

 

 

O Prémio Carreira BIG vai distinguir a qualidade artística das obras, criatividade e inovação nos mais diversos domínios da ilustração. O primeiro distinguido com este prémio é Luís Filipe de Abreu. Este ilustrador terá uma exposição com os seus principais trabalhos (esta exposição inaugura no dia 14 de Outubro, às 11:00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães) e uma conferência, onde será salientada a importância deste ilustrador que interpretou as grandes sagas da literatura portuguesa e universal.

 

 

O Prémio Nacional BIG resulta do concurso nacional BIG. Este concurso foi dirigido aos artistas que fazem da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais a sua actividade profissional. Este concurso deu origem a uma exposição composta por 50 autores e 106 obras. A inauguração desta exposição vai acontecer no dia 14 de Outubro, às 15:00, no Palácio Vila Flor. Neste mesmo dia vão ser revelados os vencedores do Grande Prémio Nacional BIG e Prémio BIG Revelação.

 

 

Os alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do Concelho de Guimarães vão poder concorrer ao Prémio Especial Ensino Secundário BIG. Este concurso pretende promover a importância do papel da ilustração como ferramenta de descoberta e conhecimento. O concurso tem como tema a obra “Húmus”, do escritor Raul Brandão. As obras que concorrerem a este concurso vão ser expostas no dia 25 de Novembro no Palacete de São Tiago / Museu de Alberto Sampaio.

 

 

Para além dos três prémios que vão ser atribuídos pela BIG, também vai ser realizado um ciclo de palestras intitulado de “A Teia de Ilustração”. Este ciclo de palestras, que têm a curadoria de Pedro Moura, é destinado ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados. As três palestras já agendadas estão marcadas para o dia 21 de Outubro (às 15:00. Esta palestra vai contar com a presença de Leonor Riscado), 24 de Novembro (às 10:30. Esta palestra vai contar com a presença de Mattia Denisse) e a 09 de Dezembro (às 15:00. Esta palestra vai contar com a presença de Paul Hardman).

 

 

A BIG- Bienal de Ilustração de Guimarães tem Direcção Artística de Tiago Manuel e Direcção Técnica de Rui Bandeira Ramos.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 10/10/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_