José Milhazes lança biografia de Béria

unnamed(44)

 

 

O chefe da polícia secreta de Estaline, Lavrenti Béria, a quem Estaline chamava “o meu Himmler” é o tema da biografia que o jornalista José Milhazes vai apresentar esta quinta-feira, pelas 18:30, na Leya na Buchholz, em Lisboa. Este livro será apresentado por José Pacheco Pereira.

 

 

 

Associado à violência, ambição e sadismo, o seu percurso fala por si: em 1936, ainda no Cáucaso, matou e torturou inúmeras vítimas; em 1938, já em Moscovo, neutralizou Ejov para se apoderar da chefia do NKVD (Comissariado Popular de Assuntos Internos). Ajudou as purgas estalinistas, matando vários políticos e militares soviéticos e torturando alguns pessoalmente.

 

 

 

Às ordens de Estaline, em 1940 mandou assassinar Leon Trotski e presidiu à execução sumária de 22 mil oficiais polacos na Matança de Katyn. Na chefia do sistema de gulags, ordenou a deportação de centenas de milhares de vítimas, muitas logo mortas deliberadamente, ou quando iam a caminho dos gulags. Em 1949 roubou o segredo da bomba atómica aos americanos. Foi ainda acusado de ser um predador sexual e, segundo alguns, acabou mesmo por matar quem o elevou às mais altas esferas do poder soviético, sendo acusado de ter envenenado Estaline.

 

 

Baseado em documentos oficiais, memórias e testemunhos de várias figuras soviéticas da época, cartas pessoais do biografado e na transcrição do interrogatório a que seria sujeito no fim da vida, só recentemente tornada público, o novo livro do correspondente na Rússia procura fazer justiça ao homem cujo legado ainda hoje causa controvérsia na sociedade russa, sendo visto por uns como carrasco sem princípios nem escrúpulos, e por outros como um grande político que, injustiçado pela História, acabou por ser o bode expiatório de todos os crimes cometidos por Estaline.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 02/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_