A magia do Novo Circo ganha fôlego em Guimarães

novo circo

 

A magia do Novo Circo ganha fôlego em Guimarães com o European Season of Circus Arts Weekend, que decorre de 12 a 13 Maio. Este fim-de-semana vai ser repleto de espectáculos, workshops, debates culturais e o indispensável encontro com os artistas que vai acontecer após cada um dos espectáculos que vão decorrer no Centro Cultural de Vila Flor (CCVF).

 

 

O programa do European Season Of Circus Arts Weekend arranca no dia 12 de Maio, sexta-feira, às 18,30, com um workshop com Rafael de Paula, criador do espectáculo que sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF na noite seguinte. Neste workshop, o objectivo principal será a partilha da condição física com os participantes, foco do trabalho de Rafael de Paula. Através de diferentes estados, como a lentidão ou a velocidade, os participantes e o próprio artista irão criar diferentes estados emocionais. Intitulado “Awakening”, o workshop pretende tornar experiências por vezes contraditórias (como a ternura e a violência) fisicamente experimentáveis. Tentar-se-á acordar os cinco sentidos através de simples movimentos, uma experiência que conecta cada um com o seu corpo, no presente.

 

 

No sábado, o European Season of Circus Arts Weekend abre, às 16:00, com um debate sobre “A Realidade actual e futura do circo contemporâneo em Portugal”. Este encontro vai agregar todas as forças do universo do circo contemporâneo e lançar bases de cooperação nas várias frentes da formação, criação e circulação.

 

 

Às 18:30, o Pequeno Auditório do CCVF recebe o primeiro espectáculo deste programa, protagonizado pela artista Iona Kewney que apresenta “Black Regent”, um solo visceral e frenético que perpassa vários estados de espírito: o amor, o medo, a histeria, o caos, a urgência do agora. Iona Kewney executa movimentos únicos que emanam uma força e poder tremendos mas que, ao mesmo tempo, expõem as maiores fragilidadesdo ser humano. A arte não pode ser traduzida ou deslindada e este espectáculo, mais do que uma peça, é uma experiência. Sentimos a intensidade imposta a cada movimento, a cada espasmo, a música barulhenta a servir de paisagem a um universo de caos, em busca de um lugar de pacificação, redenção, a procura de algum controlo no meio da loucura. Iona pega na plateia e arrasta-a com ela às profundezas do ser para tudo sentir a cada contorcer do corpo, a cada batida da música que nos prende. 

 

 

Às 21:30 é a vez do Grande Auditório do CCVF acolher uma fabulosa criação do Cie Du Chaos, “Nebula”. Esta peça sensorial tem a assinatura de Rafael de Paula. A coreografia é desenhada em cima das linhas da intimidade, esboço da complexidade de uma relação entre duas pessoas. Os corpos unem-se ou apartam-se, como um impulso magnético que ora atrai ora repele. Embrulham-se um no outro ou fogem, partilham alegrias e receios, sorrisos, vitórias e fracassos.

 

 

O cenário é de nevoeiro e imagens esculpidas pelo movimento dos acrobatas. Como um organismo vivo que ecoa os sentimentos que nutrem um pelo outro. Criam-se formas abstratas que são o espelho do relacionamento, o eco de uma vida interior. No final deste espectáculo o foyer do Grande Auditório vai converte-se no espaço ideal para acolher uma conversa entre o público e os artistas presentes neste programa.

 

 

A única estrutura portuguesa neste fim-de-semana será A Oficina, de Guimarães. Esta pretende ser um motor impulsionador da criação artística do Novo Circo em Portugal, aproveitando e explorando a dimensão e a troca de experiências num contexto europeu, inserida num projecto ímpar que quer trazer um novo dinamismo a esta disciplina através de um trabalho em rede, facultando formação e promoção num projeto com uma visão de futuro e continuidade, onde artistas e companhias desfrutam da partilha de conhecimento e recursos de todos os intervenientes.

 

 

Os bilhetes para os espetáculos do European Season of Circus Arts Weekend, que decorre de 12 a 13 Maio, encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 09/05/2017

Tagged with:    

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_