Mais duas obras de João Manuel Ribeiro são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura

JMR1 (1)

JMR1 (1)

 

 

 

Mais duas obras de João Manuel Ribeiro são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura,  o que prefaz 1/4 dos trabalhos do autor inseridos no PNL. As mais recentes adições são “Desapalavrada” e “Dédalo”.

O poema “Desapalavrada”, de João Manuel Ribeiro, é o ponto de partida para o trabalho de ilustração de Catarina Gomes. Palavra e imagem sugerem um imaginário em que a palavra é inventada, tem mil cheiros e mil sabores, é armário e esconderijo, tem o tamanho dos sonhos, pode-se nela desmorar, é soalheira ou chuvosa, apetecível, (a)fonética, espiritual, indizível e inefável, palavra-poema.

É, em verdade, uma des-a-palavra-da. A ausência de cor torna ainda mais misterioso o universo do livro que acaba de ser recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para a leitura autónoma do 5.º Ano de escolaridade.

 

Capa_DESAPALAVRADA

 

“Dédalo” é um livro sobre mitologia e centra-se na história do maior arquitecto da Grécia Antiga. Ateniense, inventor genial, o maior inventor do mundo. Pai de Ícaro. Tio de Calos, também chamado de Perdiz, a quem ensinou tudo o que sabia sobre materiais, formas, volume e espaço. Com estes conhecimentos, o rapaz inventou a roda de oleiro e o serrote de ferro. Dédalo, cheio de inveja, mata-o; sendo descoberto e condenado, foge para a ilha de Creta.

Aí tornou-se amigo de Minos e começou toda uma história de invenções, amores e desamores, prisões, traições, fugasde génio. Este livro é recomendado para o 7.º ano de escolaridade, para leitura orientada na sala de aula.

 

Capa_ DÉDALO

 

 

Como se pode ler no site do PNL, “a escolha de títulos destinados às listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura é realizada por uma equipa de especialistas em diferentes áreas. A selecção deste corpus adequado aos níveis de competência e interesses dos leitores, obedece, essencialmente, ao mérito literário, ao rigor científico, à dimensão estética e à qualidade de tradução, se aplicável“. O Plano Nacional de Leitura foi criado em 2006 pelo Governo, para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses.

O anúncio acabou de ser feito pelo sítio do PNL e foi, naturalmente, com muita satisfação que recebi esta notícia. Para alguém que, como eu, tem já mais de 40 obras no mercado e 11 delas são recomendadas pelo PNL, isso é algo muito motivador“, comenta o autor, que se tem dedicado à escrita para crianças e que em Setembro vai lançar novos livros.

João Manuel Ribeiro tem livros traduzidos na Colômbia e em Espanha e, brevemente, também na Itália e na Eslovénia.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 20/07/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_