“Os Cantadores de Paris” tem estreia marcada para o DOC Lisboa

unnamed(1)

unnamed(1)

 

 

“Os Cantadores de Paris”, a primeira longa-metragem do realizador Tiago Pereira, vai estrear no próximo dia 22 de Outubro, pelas 16:15, no DOC Lisboa. A exibição vai acontecer nos dias 22 e 28 de Outubro na Sala Manuel de Oliveira (Cinema São Jorge).

 

 

 

Esta longa-metragem “nasceu”, em 2016, depois de Carlos Balbino ter encenado um espectáculo de teatro fisico com várias vozes de cante. Para tal abriu um casting para encontrar o repertório que seria interpretado por um elenco composto por 12 pessoas, mas por vezes ficava reduzido a três. Mas ao contrário do que se podia esperar, este grupo não é apenas composto por portugueses. Italianos, alemães e franceses são as outras nacionalidades que estão presentes neste grupo de Cantadores de Paris.

 

 

 

O “sucesso” deste grupo fez com que, em Setembro de 2016, Tiago Pereira realiza-se um documentário sobre estas pessoas que cantavam uma cultura que não conheciam. O realizador viajou até Paris e em Abril de 2017 foi a vez de cinco elementos deste grupo viajarem até Serpa para conhecerem os grupos locais e as modas que sempre os inspiraram.

 

 

 

O Grupo de Cantadores de Paris já actuou com o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, que os baptizou de Rancho de Cantadores de Paris. Esta é uma das mudanças que pode ser vista neste filme.

 

 

 

Foi graças à realização deste filme que as coisas dentro do grupo começaram a mudar e, em Junho de 2017, o mentor do grupo decidiu abrir um novo “casting” para encontrar elementos novos e formar assim uma escola de cante alentejano, fazendo com que este seja transmitido em terras francesas.

 

 

 

Esta longa-metragem de Tiago Pereira reforça que a música pode servir como um meio de transmissão da cultura, hábitos e costumes de um povo. Para além disso, não esquece aqueles que são “obrigados” a sair do seu país mas não deixam as suas raízes para trás.

 

 

 

“Os Cantadores de Paris”, de Tiago Pereira, estreia no dia 22 de Outubro, a partir das 16:15, no DOC Lisboa.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 11/10/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_