“Os Contos D’Avó” vão dinamizar os espaços históricos de Joane

primage_20660

primage_20660

 

 

A freguesia de Joane, em Vila Nova de Famalicão, vão de 28 a 30 de Setembro receber os “Contos D’Avó”, promovidos pelo Teatro da Didascália. Durante três dias, o público e os narradores vão percorrer três caminhos diferentes mas que acabam por ser encontrar. Os caminhos que vão ser percorridos são: o caminho da sabedoria, o caminho da intuição e o caminho da celebração.

 

 

Este festival vai dinamizar os espaços históricos de Joane e estimular o público a viajar pelos sentidos e imaginação, sem esquecer a promoção do sonho, riso e partilha.

 

 

“O Caminho da Sabedoria” vai concentrar o público no dia 28 de Setembro no Largo 3 de Julho (Joane). Daqui vão partir a pé para a Casa da Igreja. Este edifício histórico tem as suas origens nos finais do século XIV e pertenceu durante vários anos à extinta Ordem dos Templários. Neste local o público vai ser convidado a visitar a casa. Esta visita ser a acompanhada por uma instalação sonora evocativa dos mistérios templários, onde a voz de Mauro Amaral, músico algarvio, o transportará para rituais de iniciação.

 

 

No final da visita, todos serão brindados com uma sessão de contos igualmente místicos, pelas vozes dos narradores Cláudia Fonseca (Lisboa), Jorge Serafim (Beja) e Luzia do Rosário (Beja).

 

 

Já o segundo dia, 29 de Setembro, será dedicado ao “Caminho da Intuição”. O público será levado até à Capela dos Santos Passos. No adro da capela haverá uma versão de câmara do espectáculo “Prelúdio: a mulher selvagem”, dirigido por Bruno Martins. As actrizes Catarina Gomes, Cláudia Berkeley e Daniela Marques vão nos transportar para o mundo interior feminino. Este espectáculo será seguido por uma sessão de narração, com Cláudia Fonseca e Jorge Serafim, que explorarão este universo feminino tão apetecível e belo.

 

 

A festa vai terminar no dia 30 de Setembro na Quinta da Bemposta (Joane). “O Caminho da Celebração” vai começar pelas 15:00 com um workshop de danças tradicionais, orientado por Ricardo Carneiro. Este workshop vai ser seguido por um workshop de percussão. Este vai acontecer pelas 16:00 e será orientado por Alberto Fernandes. Após estes workshops, o público será convidado para um passeio pela quinta, onde encontrarão, pelo caminho, contadores de histórias que darão uma outra cor à paisagem verde.

 

 

A viagem vai terminar com um arraial animado pelos membros da Rusga Joane. Neste arraial, que vai ter baile e muitas cantigas, o público vai ser desafiado a trazer a sua própria merenda.

 

 

“Os Contos D’Avó” prometem muito este ano.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 19/09/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_