Os “Encontros para além da História” vão invadir o CIAJG

image001(13)

image001(13)

 

 

Os “Encontros para além da História” vão invadir, pela sexta vez consecutiva, o CIAJG (Centro Internacional das Artes  José de Guimarães). De 12 a 13 de Janeiro, a Black Box do Centro Internacional das Artes  José de Guimarães vai receber vários autores que vão, a partir do livro “O Nascimento da Arte”, refletir sobre o exercício de uma arte sem tempo, sem geografia e para além da História.

 

 

 

No dia 12 de Janeiro, das 15:00 às 19:00, Eglantina Monteiro, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Mumtazz & António Poppe, Laetitia Morais, Rui Toscano, Pedro Tropa, Sei Miguel (em trio), Francisco Janes, Carlos Poças Falcão, António Martinho Batista, Tomás Maia e João Pedro Vaz serão os grandes protagonistas.

 

 

 

Já no dia 13 de Janeiro, a partir das 15:00, vai acontecer o lançamento de novas edições do CIAJG, como é o caso de  “The Struggle is not over yet – An Archive in Relation”, “Rui Toscano, Civilizações de Tipo I, II e III”, “Objectos Estranhos – Ensaio de proto-escultura” e “Edgar Martins – Destinerrância, O lugar do morto é o lugar da fotografia”.

 

 

 

Também neste fim-de-semana, Rui Horta Pereira vai apresentar um conjunto alargado de desenhos reunidos em torno da série “Sono”. No CIAJG também poderão ser vistas as exposições “Hilaritas”, de Mumtazz, e “Extática Esfinge – desenho e animismo parte II”.

 

 

 

Os “Encontros para além da História” foram criados para expandirem e mapear as forças, para além dos limites e transgressões que são promovidas num debate crítico sobre a própria actividade do centro.

 

 

Segundo o director artístico do CIAJG e curador dos Encontros, Nuno Faria, “a partir do momento em que pomos em causa a integridade de territórios disciplinares, princípios históricos ou em que lidamos com objetos carregados de significados que vão bem para lá da dimensão estética, como é por exemplo o caso da coleção de arte tribal africana, que convoca obviamente a questão da memória do colonialismo e de tantas problemáticas a ela associadas, é judicioso inscrever na nossa actividade os mecanismos críticos e autocríticos que a possam balizar e sustentar“.

 

 

 

Os Encontros vão contar com a presença de Eglantina Monteiro, Mariana Caló & Francisco  Queimadela, Mumtazz & António Poppe, Laetitia Morais, Rui Toscano, Pedro Tropa, Sei Miguel em trio), Francisco Janes, Carlos Poças Falcão, António Martinho Batista, Tomás Maia e João Pedro Vaz.

A inscrição nos “Encontros para além da História” é gratuita e dependente da capacidade da sala.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 08/01/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_