A “Poesia a Sul” estabelece parceria com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe

2017-210-abertura-encontro-internacional-poesia-a-sulk-olhao-08

2017-210-abertura-encontro-internacional-poesia-a-sulk-olhao-08

 

 

 

Na sessão inaugural do III Encontro Internacional “Poesia a Sul” ficou marcada pela apresentação da parceria estabelecida com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe. Esta sessão aconteceu no Auditório Municipal.

 

 

Durante a apresentação deste evento, o presidente da Câmara Municipal Olhão, António Miguel Pina, reforçou o papel das autarquias “na promoção deste tipo de acontecimentos culturais, que colocam frente a frente o poeta e a população”.

 

 

Na terceira edição deste evento, que cada vez mais assume um papel internacional, conta com a presença de poetas convidados de Marrocos, Cuba ou Espanha. Estas são algumas das nacionalidades que vão marcar presença nesta iniciativa do Município de Olhão, comissariada pelo poeta Fernando Cabrita.

 

 

 

Durante a cerimónia de apresentação do III Encontro Internacional “Poesia a Sul”, o poeta Fernando Cabrita destacou o salto qualitativo dado pelo Festival: “o Poesia a Sul colocou, em apenas 3 anos, o nome de Olhão na agenda cultural nacional, no que diz respeito a este tipo de eventos”. O comissário também refere a importância do protocolo assinado com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe e de que forma este protocolo é “um salto na internacionalização que poucos festivais deram até hoje”.

 

 

A assinatura deste protocolo vai levar a uma promoção conjunta da poesia de ambos os países nos dois continentes. Na próxima edição do festival marroquino, a poesia portuguesa vai ter um papel de destaque.

 

 

A sessão inaugural do III Encontro Internacional “Poesia a Sul” também serviu para apresentar a 2ª edição dos Cadernos Poesia a Sul, que reúnem textos inéditos de poetas de todo o mundo. Nesta primeira noite houve a inauguração de duas exposições de pintura e 3 espectáculos de poesia e música, um dos quais com receitas a reverter a favor da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão).

 

 

 

Depois de um primeiro fim-de-semana de poesia, a semana vai começar com um passeio a bordo do caíque Bom Sucesso e uma visita de poetas às escolas Alberto Iria e João da Rosa. Estas actividades vão preencher os 6 dias que compõem o “Poesia a Sul”.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 07/11/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_