Relatório de Combate é o título das memórias políticas de Alberto João Jardim

Capa

Capa

 

“Relatório de Combate”, da Dom Quixote, é o título do livro de memórias políticas que Alberto João Jardim lança amanhã. Em 845 páginas o ex.líder do governo regional da Madeira aborda os 41 anos em que esteve envolvido em actividades políticas e que começou a 25 de Abril de 1974 e terminou a 20 de Abril de 2015, quando abandonou o cargo de Presidente.

 

 

Durante 37 anos foi uma das figuras marcantes da democracia portuguesa. Fundou o PSD/Madeira aos 31 anos, foi eleito seu presidente aos 34, e ganhou dez vezes as eleições na Madeira, sempre com maioria absoluta, as eleições regionais.

 

 

“Relatório de Combate” resulta desse percurso de quatro décadas de poder. Nele Jardim conta as suas memórias políticas, esclarece aspectos da sua governação, partilha reflexões, e lança pistas para o futuro da Região e de Portugal. No seu estilo directo e franco começa por contar o seu trajecto político, desde a célebre madrugada do 25 de Abril e conduz o leitor por entre os corredores do poder até à actualidade.

 

 

Percorre todas as fases pelas Portugal passou: o PREC, os primeiros Governos constitucionais, a estabilização do Regime, a entrada para a Comunidade Europeia até à maturidade democrática. Partilhando o que esta cronologia de acontecimentos significou para a luta pela Autonomia da Madeira.

 

 

Neste livro não esquece nenhum político: Sócrates, Cavaco, Durão Barroso, Jorge Sampaio, Sá Carneiro, Balsemão, Sá Carneiro, Guterres, Cunhal, Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Medina. Conta as visitas do Papa João Paulo II e da primeira-ministra Margaret Thatcher ao Funchal, o encontro com Mandela e fala sobre Cristiano Ronaldo, “o símbolo de ser madeirense”, no seu entender.

 

 

O prefácio deste livro, que poderá ser adquirido a partir de amanhã, é assinado por Luís Miguel Jardim, director do Arquivo Regional da Madeira.

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 10/04/2017

Tagged with:    

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_