Rodrigo Guedes de Carvalho apresenta Uma Vida Em Directo, Da Casa Branca a Timor-Leste, de Luís Costa Ribas

 

 

 

Uma Vida Em Directo é o título do livro de memórias do jornalista Luís Costa Ribas que a Oficina do Livro coloca à venda na próxima terça-feira. Rodrigo Guedes de Carvalho apresenta os quase 40 anos de “aventuras” do correspondente da SIC, no dia 29 de Maio, às 18:30, na FNAC Colombo.

 

Em Uma Vida em Directo, o correspondente nos EUA da SIC, partilha reflexões sobre a sua profissão e conta as histórias e episódios de vida mais marcantes da sua longa carreira de jornalista, nos quatro cantos do mundo. Começou no semanário Tempo em Abril de 1980 e nunca mais parou, tendo muito para contar sobre Angola, Moçambique, Timor-Leste, Israel, Haiti ou Venezuela. E, claro, sobre os EUA, para onde foi viver em 1984. Tendo-se cruzado com figuras que fizeram a História das últimas décadas, o que mais o marcou foram as pessoas sem nome nem rosto, quer sejam as vítimas do furacão Katrina, as crianças esfomeadas nas favelas de Lima, ou um homem numa luta desesperada por encontrar a mulher num desabamento de terras na Nicarágua.

 

Aconselho a leitura desta obra porque, para lá de uma grande lição prática de geopolítica (da americana, sobretudo), é, para nós, portugueses, um manancial histórico, com muitos factos inéditos e de relevante importância para bem conhecermos os dramas militares e políticos de Angola e Timor. E é – pode e deve ser –, também, um instrumento de reflexão para nós, portugueses, pelos dramas por que historicamente temos sido responsáveis, devido ao facto de, repetida e endemicamente, quase sempre chegarmos tarde, demasiado tarde, ao futuro.”, escreve António Ramalho Eanes no prefácio desta edição.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 16/05/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_