“Simone, O Musical” leva a vida de Simone de Oliveira aos palcos

Cartaz Simone

Cartaz Simone

 

Aos 79 anos de vida e com 60 anos de carreira, Simone de Oliveira será homenageada em “Simone, O Musical”, um espectáculo em dois actos. Este musical, que tem texto e encenação de Tiago Torres da Silva (o escritor também é o autor do tema “À espera das canções”, que a cantora levou ao Festival da Canção de 2015), tem a inovação de ter a homenageada em palco, algo de inédito em Portugal.

 

 

A apresentação à imprensa de “Simone, O Musical” aconteceu no Teatro Tivoli BBVA, na tarde desta segunda-feira e contou com a presença do elenco, equipa técnica, autor e do director geral da UAU, Paulo Dias.

 

 

É mais do que um musical em nome próprio, porque cruza-se com momentos muito importantes da história recente de Portugal e está recheado de personagens como Ary dos Santos, Carlos do Carmo, David Mourão-Ferreira ou Varela Silva“, explica Paulo Dias, responsável pela UAU.

 

 

Nós em termos de produção estamos completamente deliciados com o projecto que temos e com o grupo de trabalho que temos“, conta o director geral da UAU, a produtora deste musical que está a ser preparado há nove meses e que em breve vai entrar na sua fase de ensaios.

 

 

Simone de Oliveira é sinónimo de força, autenticidade e muita coragem para enfrentar tudo aquilo que a vida lhe oferece, tanto de bom como de mau. Fez-se ouvir numa sociedade onde as mulheres não tinham voz e foi por duas vezes a “voz de Portugal” na Europa. Foi eleita uma das cantoras mais marcantes que já actuou na Eurovisão ao longo dos 50 anos de existência do certame.

 

 

Eu nasci livre. Eu levei toda a minha vida a lutar para ser assim“, é desta forma como Simone de Oliveira se descreve, uma mulher livre que não renega nada daquilo que alguma vez diz e/ou fez. É esta mulher que poderá ser vista em palco e que será retratada em diferentes alturas da sua vida, uma vida marcada pela música.

 

 

Simone é um nome consensual na sociedade portuguesa e no momento de montar o elenco para este musical foi muito fácil pois todos queriam trabalhar com a intérprete de “Desfolhada”, “Sol de Inverno”, “Esta Palavra Saudade” e Tango Ribeirinho”. Temas que marcaram diferentes décadas da sociedade portuguesa.

 

 

O que ela tem aqui é uma equipa que está toda apaixonada por ela”, diz Tiago Torres da Silva, o autor deste projecto. “Este musical é todo feito pelo amor que temos à Simone. Não só meu como do Renato Júnior que faz a direcção musical; da equipa directiva toda, do elenco“, conclui.

 

 

“Simone, O Musical” é muito mais que um musical em nome próprio. Aqui a sua história junta-se às de Varela Silva, Ary dos Santos, Carlos do Carmo, David Mourão-Ferreira ou Henrique Mendes. É um espectáculo pautado por momentos de música e humor. Uma história que marcou os séculos XX e XXI em Portugal.

 

 

Deste elenco fazem parte nomes bem conhecidos dos portugueses, como é o caso de FF, José Raposo, Maria João Abreu, Marta Andrino, Pedro Pernas, Rúben Madureira, Sissi Martins e Soraia Tavares.

 

 

FF vai desempenhar um duplo papel neste musical, já que vai ter que interpretar os papéis de Carlos do Carmo e de Henrique Mendes, o primeiro marido. “Henrique Mendes e depois Carlos do Carmo que também para mim é uma enorme referência, é uma pessoa que também fez parte da vida e da história de vida da Simone. O Carlos do Carmo nesta peça aparece num momento decisivo, num momento crucial onde a Simone perde a voz da Simone nova, jovem, e de repente passa a ter outra voz. A voz que provavelmente todos nós hoje em dia conhecemos e que é a voz que nos marca“, conta. O jovem músico estreou-se em televisão a fazer de neto da “mulher dos sete ofícios”.

 

 

Simone de Oliveira já foi jornalista, locutora de continuidade, apresentadora de concursos e programas de televisão e rádio e actriz.

 

 

José Raposo, que neste musical vai fazer de Varela Silva, conheceu Simone de Oliveira quando estava a dar os seus “primeiros passos” como actor. “Eu estreei-me em 1981 no Ádoque e depois logo em 1982 foi para o Parque Mayer. A primeira vez que fui para o Parque Mayer foi para uma revista com a Simone“, lembra o actor sobre a companheira e amiga com quem já partilhei o palco no musical “Mulheres ao Poder”.

 

 

Com “Simone, O Musical”, que tem direcção musical de Renato Júnior e figurinos de Dino Alves, Simone de Oliveira volta a entregar-se ao público português. 

 

 

Há uma partilha de emoções. Eu espero que essa emoção toda destes pedaços da minha vida, não são cronológicos, cheguem às pessoas com a verdade que tiveram para mim“, conta a cantora e actriz que assim se prepara para voltar a pisar os palcos para contar a sua vida em musical.

 

 

“Simone, O Musical” estreia no dia 23 de Setembro no Teatro Tivoli BBVA e nos dias 10 e 11 de Novembro poderá ser visto no Coliseu do Porto.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 27/06/2017


About the author /


4 Comments

  1. Eduardo Silva

    Depois da Amália, a Simone; duas grandes senhoras! Muito expectante quanto ao texto do Torres da Silva, depois da “Casa de Fado”, no Villaret, além de outras peças e textos para o teatro da revista.

  2. Francisco M.

    De absoluto interesse, um musical que é uma homenagem, e em vida, à grande Simone, que pela sua partici0pação o chancela e lhe dá toda a autenticidade, esta é seguramente uma história que a Simone aceita contar.

  3. Verde Pino

    O famigerado Teatro Ádóque que funcionou numa tenta da inefável Companhia de Rafael de Oliveira, no Martim Moniz, em Lisboa,
    Ádóque, é assim que se escreve senhora articulista, e bastava uma rápida ida à “net”.

    • Verde Pino

      E devo acrescentar David Mourão-Ferreira, é assim que é escrito o nome de um dos nossos maiores poetas, que só escreveu para Simone e outra ainda maior, Amália Rodrigues! Curiosamente Amália convidou por duas vezes a Simone para actuações foram de Portugal, no Festival da Canção do Rio de Janeiro, e no Olympia, numa “soirée portugaise”

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_