TRAÇA – 2ª Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, na Madragoa

traça

traça

 

 

A segunda edição do Traça, Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, vai acontecer de 13 a 15 de Outubro na Madragoa. Esta mostra é realizada em parceria com o Alkantara e organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca.

 

 

O Traça, que em cada edição “ocupa” um bairro diferente da cidade, foi desenvolvido a partir dos pilares e da história da sua habitação. Esta mostra tem como principal objectivo apresentar uma história que aproxime os lisboetas da memória da sua cidade.

 

 

Este festival vai apresentar conversas, performances, encontros e percursos com moradores e projecções de filmes de família feitos pelos habitantes do bairro da Madragoa e do resto da cidade. Estes filmes serão comentados pelos seus autores e convidados especiais, como é o caso de Maria Filomena Molder e Daniel Jonas.

 

 

Com estes filmes e com as performances realizadas a partir dos mesmos poderemos encontrar pontos de criação e apropriação que são inerentes quando falamos de memórias filmicas que dão continuidade a um processo de escrita das suas memórias e das suas histórias.

 

 

Para os mais jovens haverá o Tracinha, que vai emitir dois filmes desenvolvidos pelos alunos de três turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo da Escola Básica nº72 de Lisboa. Todos os filmes foram realizados no âmbito de uma oficina de imagem e som, que teve como objectivo fazer cruzar o cinema, a memória e o território.

 

 

A segunda edição do Traça vai realizar-se em diversos espaços do bairro, como é o caso do: Regimento de Sapadores de Bombeiros, Cossoul, Centro Comunitário da Madragoa, Esperança Atlético Clube, Museu da Marioneta, Instituto Hidrográfico, Vendedores de Jornais Futebol Clube, Espaço Alkantara, Torrefação Flor da Selva, Palácio do Machadinho e Lavadouro das Francesinhas.

 

 

O Traça vai acontecer de 13 a 15 de Outubro e a entrada é gratuita mas mediante lotação do espaço. No caso das performances, é necessário levantamento de senha, no local da sessão, 30 minutos antes do início.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 29/09/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_