“Tricot & Poesia” na livraria Traga-Mundos

tricota
tricota
Gosta de poesia? Gosta de tricot? Se gosta de conjugar os dois, participe em mais uma noite de “Tricot & Poesia”, na próxima quinta-feira às 21:00, na livraria Traga-Mundos. Aqui, para além de tricotar vai poder ouvir poesia pelo grupo de declamadores do colectivo Calhau. Estes vão ler a obra “Victorianas”, de Marília Miranda Lopes.

“Em ‘Vitorianas’, Marília Miranda Lopes, transporta o leitor até ao século XIX, imergindo com subtileza num dos aspetos mais intrigantes da sociedade da época: a condição feminina.
Uso o termo ‘condição’ não no intuito tendencioso de exprimir uma contenda ou imposição. Na realidade, o espaço do feminino é em qualquer época um espaço plenificado e complexo que não se pode reduzir a uma questão exclusiva do género sem que nela estejam presentes análises sociológicas, culturais e espácio-temporais”, descreve Sara F. Costa no prefácio.
Nesta obra o “olhar” da autora é empático com a reinterpretação dos papéis de género. Vamos descobrindo os vários tipos de Victorianas: as que escrevem à máquina, as que arranjam os cabelos, as que levam uma vida mais mesquinha com os seus brocados, os cristais e as renda, sem nunca esquecer a sexualidade, a implícita como a explícita.
Este livro funciona como uma pequena homenagem às mulheres revolucionárias / libertárias que defenderam (no século XIX e princípio do século XX) a justiça, a liberdade e a igualdade de direitos sociais, políticos e culturais alcançados nos últimos dois séculos pelas mulheres.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 25/07/2017

Tagged with:    

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_