Yasmin Levy regressa a Portugal para concerto no Castelo de Bragança

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

 

A cantora israelita Yasmin Levy, que é considerada pelo jornal The Guardian como “uma das melhores cantoras do Médio Oriente”, regressa a Portugal para um concerto único, no Castelo de Bragança, no dia 17 de Junho, às 22:30.

 

 

Depois de ter actuado no FMM de Sines, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Casa da Musica, Yasmin Levy volta para mais um concerto, o qual se encontra inserido na programação de “Terra(s) de Sefarad – Encontros de Culturas Judaico-Sefardita”, que decorrem em Bragança de 15 a 18 de Junho. 

 

 

Yasmin consegue cantar com um dramatismo e fervor géneros musicais que vão do Flamenco Espanhol, Tango Argentino e do “blues” do Fado Português. Uma voz límpida que traz o mediterrâneo na voz. Yasmin Levy nasceu em Jerusalém, em 1975, e usa a música dos judeus sefarditas da Península Ibérica como base das suas canções desde o seu primeiro álbum, “Romance & Yasmin” (2004).

 

 

No seu segundo álbum, “La Judería” (2005), continuou a transformar as canções ladinas, mas começou a fazer experiências com o flamenco (que estou em Sevilha), num cruzamento entre a pureza e o romantismo da música judaica e a paixão do flamenco que ainda hoje define a sua identidade musical e que viria a merecer a aclamação da crítica internacional, com duas nomeações para os prémios de world music da BBC Radio 3.

 

 

Em 2007 lançou “Mano Suave”, e, em 2009, “Sentir”. O sexto disco de Levy, “Tango”, foi editado em 2014. Em “Libertad”, 2012, estabeleceu-se como uma cantora e compositora de reputação inequívoca, incidindo fortemente sobre influências da música espanhola e turca, sem esquecer a sua “marca registada”, as suas canções ladino.

 

 

Nos últimos anos, Yasmin colaborou com artistas como Halil Sezai, Enrico Macias, Yiannis Kotsiras, Eleni Vitaly, Atlas Natacha, Omar Faruk Tekbilek, Montse Kortes, Kubat, Ibrahim Tetlises e Maria Toledo e com o produtor Ben Mandelson. A cantora costuma actuar na Turquia, Grécia e na Polónia.

 

 

 

Yasmin Levy actualmente integra o elenco de “Salomé”, de Yaël Farber, em cena no National Theatre, em Londres, até a 15 de Julho. Depois acontecerá uma tournée pelos Estados Unidos. O concerto de Bragança, os bilhetes custam 5€, é das últimas oportunidades para ver a cantora em solo Europeu.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 19/05/2017

Tagged with:     ,

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

_