1 de Dezembro: 28 bandas filarmónicas reúnem-se em Lisboa

1 de Dezembro: 28 bandas filarmónicas reúnem-se em Lisboa, desfilando pela Avenida da Liberdade.

1 de Dezembro: 28 bandas filarmónicas reúnem-se em Lisboa

A  Avenida da Liberdade recebe o Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas integrado nas comemorações do 1.º de Dezembro – dia em que se assinala a Restauração da Independência em Portugal.
 
Esta décima edição conta com 28 bandas, constituídas por músicos de diferentes gerações e oriundas de diversos pontos do país, envolvendo um total de mais de 1300 participantes.

A partir das 15h, o grupo Tocándar abre o X Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, um projeto pedagógico e artístico formado em 2000, constituído por crianças e jovens da Marinha Grande, revisitando a festa dos “Zés Pereiras”.

No final do desfile, como habitualmente, as bandas concentram-se na Praça dos Restauradores para uma atuação conjunta, este ano sob a direção do Maestro Subintendente José Manuel Brito, da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.

Uma interpretação do Hino da Maria da Fonte, do Hino da Restauração e do Hino Nacional A Portuguesa que conta com a participação especial da soprano Madalena Leal de Faria e do tenor Pedro Tavares.

Com 137 anos de história, sendo a coletividade mais antiga da freguesia de Santa Maria dos Olivais, a Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense é a banda convidada deste ano, em representação da cidade de Lisboa, anfitriã desta iniciativa que anualmente homenageia e divulga uma prática musical centenária, fundamental na democratização e no acesso à cultura.

O Desfile de Bandas Filarmónicas é uma iniciativa organizada pelo Movimento 1.º de Dezembro, SHIP – Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC.

Alinhamento do Desfile:

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,777FãsCurtir
12,739SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
277InscritosInscrever