Sábado, Novembro 27, 2021

6 Tecnologias capazes de revolucionar o negócio dos eSports

6 Tecnologias capazes de revolucionar o negócio dos eSports

A era digital leva ao surgimento de novas tecnologias capazes de revolucionar a indústria de esportes eletrônicos. A disrupção digital no âmbito dos eSports gera ferramentas transformadoras em constante evolução.


Os computadores e os telemóveis mudaram o modo de entretenimento de milhões de pessoas, os jogos de esportes móveis da Betway são um exemplo claro deste processo.

Há 6 ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o desenvolvimento e evolução do modelo de negócio dos esportes eletrônicos, gerando novas estratégias e opções de receita no setor.


Big Data


A incorporação do ˈBig Dataˈ permite analisar enormes volumes de dados, ligas profissionais de eSports manejam macrodados para medir o desempenho e rendimento dos jogadores profissionais. Com base no perfil, estatísticas e avaliações são tomadas decisões importantes dentro do setor.

As equipas e ligas eSports elaboram estratégias em função da informação obtida, após um processo de inteligência de dados para melhorar os treinamentos, medir rendimento, constantes vitais, níveis de estresse, além dos dados fornecidos pelas próprias partidas e a dos rivais, entre outras informações relevantes para a equipe.

Machine Learning


O ˈmachine learningˈ pode gerar informações valiosas para caracterizar as equipes e prever resultados de jogos futuros. Os registros de estatísticas dos jogos disputados, incluindo resultados individuais e coletivos, e outras variáveis do jogo (jogador, campeão, equipe, ouro, danos, etc.), podem ser analisados mediante a tecnologia machine learning para predizer a vitória ou a derrota de uma equipe de eSport.


Também pode ser aplicada nas previsões esportivas da eSports em casas de apostas como Betway, a captação de novos talentos usando dados objetivos, na medição do progresso de jogadores profissionais ou amadores, e na implementação de rotinas de treinamento segundo condições físicas e mentais.

Ao analisar o perfil dos consumidores e conhecer seus gostos se pode adaptar a oferta de conteúdo e implementar um plano para proporcionar uma oferta orientada às preferências dos aficionados às equipes eSports.

Blockchain


O blockchain entrou há algum tempo no mercado de esportes eletrônicos com o chamado ˈtokenizaçãoˈ. Esta ferramenta permite a criação de ativos para realizar operações de troca de bens sob parâmetros de descentralização, segurança e economia. As criptomoedas podem ser um método de pagamento, mas também recompensas que os jogadores adquirem pelo seu desempenho nos jogos ˈplay-to earnˈ.

Algumas equipas de eSports como Heretics têm o seu próprio ˈtokenˈ não fungível (NFT), o que permitiu que os fãs se conectassem melhor com a equipa. Plataformas como a Gfinity Esports oferece ˈtokensˈ aos espectadores que acompanham as competições ao vivo.

Outra aplicação dos jogos de vídeo blockchain é que os jogadores individuais podem proteger os ˈvirtual goodsˈ ou ativos digitais, salvar o progresso do jogo, gravar dados de apostas. Os entusiastas podem interagir e trocar moedas digitais com segurança.


Realidade virtual e realidade aumentada


A realidade virtual não tem sido aproveitada ao máximo, mas está se abrindo caminho de uma maneira acelerada.

O lançamento no mercado dos ˈOculus Questˈ, lentes de realidade virtual do Facebook, em 2020 foi um avanço para promover o consumo massivo da realidade virtual. Os desenvolvedores estão trabalhando em projetos de videogames com esta tecnologia para obter maior qualidade gráfica e realismo.


A incorporação desta tecnologia aos eSports também poderia contribuir para melhorar a experiência dos espectadores que veem as competições desde o lar, e a desfrutar de eventos online e presenciais com realidade virtual.


A realidade aumentada foi aplicada em torneios ao vivo de eSports, um valor agregado para que os usuários desfrutem de um espetáculo complementar nos eventos presenciais. Ambas as realidades podem mudar o modelo de negócio dos esportes eletrônicos nos próximos anos.


Tecnologia háptica


Uma das aplicações da tecnologia ˈhápticaˈ no mundo dos eSports é mostrada na percepção das sensações através do sentido do toque. OWO Game inova o mercado com o lançamento de uma camiseta com sensores que faz com que os jogadores e espectadores se sintam imersos no jogo.

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