Numa curta lista, decidi nomear os 10 momentos mais importantes, não só da história do nosso país, mas também do mundo, que mudaram (ou irão mudar) a vida dos portugueses.

Depressão Helena

Esta catástrofe natural marcou o início do ano de 2019. Centrada a noroeste do golfo de Biscaia em Espanha, teve uma grande incidência no solo Português, onde o vento e a agitação marítima foram as maiores perturbações, tendo afectado principalmente as zonas Litoral Norte e Centro.

Protestos em Hong-Kong

Estes protestos do povo Chinês devem-se à sua revolta perante a instauração do projecto de lei de extradição, proposto pelo Governo de Hong Kong. Estes tiveram lugar não só em Hong-Kong, mas também em outras cidades da China.

Encontro de Kim Jong-Un com Donald Trump

Trump tornou-se o primeiro presidente a estar em solo Norte-Coreano, logo após o seu aperto de mão na zona desmitalizada entre as Coreias . O encontro entre os chefes de estado teve a duração de 50 minutos, que resultou em futuras conversações em relação ao processo de desnuclearização.

Emergência: Incêndios na Amazónia

Foi declarado estado de emergência deste local a 11 de Agosto. Entre protestos e afirmações políticas de outros países (que para Jair Bolsonaro causaram “desinformação”), os fogos destruíram parte da floresta Amazónica, deixando o Planeta preocupado.

Protestos dos Camionistas

A Greve dos Motoristas de Matérias Perigosas causou filas intermináveis pelas bombas de gasolina do país. O medo de ficar sem combustível foi sentido por todo o povo.

Greta e as Greves Climáticas

Greta Thunberg iniciou a iniciativa “Fridays For Climate”, que inspirou muitos jovens a mudar o seu futuro. “Oh Senhor Ministro/ Explique por favor/ Porque é que em Março/ Esteve mais calor”, cantaram os jovens, unidos pelo ambiente.

Eleições Legislativas (6 de Outubro)

Marcadas pela vitória do Partido Socialista, com a ajuda do voto de 1,8 milhões de Portugueses. Com uma taxa de abstenção superior a 50%, pouco mais de 5 milhões de Portugueses exerceram o seu poder de voto.

Protestos na Catalunha

Com o objetivo de alcançar a independência da Catalunha, dezenas de milhares de Espanhóis expressaram o seu descontentamento. O protesto acabou por adiar um jogo de futebol, o “El Classico”.

Impeachment de Donald Trump

O inquérito que foi iniciado a 24 de Setembro foi aprovado. Trump foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso, tornando-se o terceiro Presidente da história dos EUA a que ocorre o processo de Impeachment.

Brexit: Parlamento britânico aprova “divórcio” com a União Europeia

Foi aprovado pelo Parlamento Britânico a retirada do país da União Europeia, a tempo de o Reino Unido sair na data prevista de 31 de Janeiro de 2020.

Mariana Nave

Em Fevereiro de 2019, começou a trabalhar com o projecto Infocul.pt, sendo este também o primeiro projecto com que colabora. Apesar de ainda não ter um longo percurso, continua a trabalhar sempre com o objectivo de melhorar as suas capacidades no ramo da comunicação social.

Mariana Nave has 28 posts and counting. See all posts by Mariana Nave

Mariana Nave

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.