23.º Festival Queijo, Pão e Vinho em Palmela

Web

 

O 23.ºFestival Queijo, Pão e Vinho realiza-se nos dias 31 de Março (inaugura às 15:00 e encerra às 00:00), 01 (encerra às 00:00) e 02 de Abril (encerra às 21:00) em S. Gonçalo, Quinta do Anjo, Palmela. Durante dois anos a freguesia da Quinta do Anjo vai ser a capital dos sabores mais típicos da Arrábida e da celebração da vida rural com corridas de ovelhas, tosquias e ateliês de produção de queijo para toda a família.

 

 

A Arrábida, Candidata a Reserva da Biosfera da Unesco, e o mundo rural, com a sua tranquilidade e ligação à natureza, estão a poucos minutos de distância da capital e propõem experiências inesquecíveis para públicos de todas as idades. O programa do festival proporciona a oportunidade de contactar com desfiles de moda, actividades com animais e assistir a demonstrações de tosquia, de vibrar com as sempre animadas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e de participar nas actividades equestres a decorrer no picadeiro durante todo o fim-de-semana semana, que se inicia no dia 31 de Março às 21:30.

 

 

O queijo de ovelha, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são os reis do certame, onde não faltam, também, a doçaria, a fruta, as compotas, o mel e os licores, num total de 40 expositores que representam o melhor que a região tem para oferecer. Na área da restauração, são várias as propostas para saborear a gastronomia típica e petiscos tentadores que vão inspirar mais uma edição dos “Fins-de-semana Gastronómicos” (que vai decorrer até ao dia 09 de Abril).

 

 

Uma das novidades deste ano será a realização de um Concurso de Queijo de Azeitão DOP, com entrega de prémios ao final da tarde de domingo. Para os apreciadores mais exigentes, os laboratórios do gosto, as provas e harmonizações de queijos e vinhos da Península de Setúbal são sugestões a não perder.

 

 

Os actores e agentes económicos locais marcam igualmente presença na acção sectorial “Arrábida Biosfera”, que acontece no dia 01 de Abril às 11:00. Às 14:00 acontece, no Auditório, o Ateliê “Ponho as mãos a mexer…para aprender”.

 

 

Na Casa de Madeira, pelas 15:00, realiza-se a Tertúlia: “Comercialização de Proximidade”. No dia 02 de Abril, no mesmo local, às 15:00, pode ser vista a Academia Unik Gymdance.

 

 

No Ovinódromo, no dia 01 de Abril, às 20:30, pode ser visto o concerto da Orquestra de Guitarras da SIM. Da música para a dança, o espaço de gastronomia vai receber às 22:30 um espectáculo de sevilhanas. Já no dia 02 de Abril, às 18:00 no programa está previsto a Art’Ensemble e às 19:00 acontece a Entrega de Prémios do Concurso “Queijo de Azeitão DOP”.

 

 

As crianças vão poder participar no ateliê de produção de queijo de ovelha no Museu do Ovelheiro e actividades escutistas com o Agrupamento 504 de Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas, que estará acampado no recinto. Caminhadas desportivas, passeios de bicicleta (dia 01 de Abril às 10:00) e animação musical são mais algumas das propostas do Festival, que, como habitualmente, conta com amplos espaços de gastronomia e de convívio, em recinto coberto e ao ar livre.

 

 

Este festival é organizado pela ARCOLSA (Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A entrada neste evento tem o valor simbólico de 1€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.