24ª Edição do Mês da Enguia até 31 de Março no concelho de Salvaterra de Magos

A 24ª edição do Mês da Enguia decorre até 31 de Março no concelho de Salvaterra de Magos com a participação de duas dezenas de restaurantes, unidades de alojamento e casas vinícolas, aos quais se juntam a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, exposições, cultura, desporto e animação.

Na iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, os restaurantes voltam a mostrar as suas melhores receitas e saberes, confeccionando a enguia das formas mais tradicionais, como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações que vão concebendo com assinalável sucesso – torricado, à lagareiro, de feijoada, cataplana, massada, escabeche ou molhata de enguias.

A Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais tem lugar no Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos, às sextas, sábados e domingos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações da Madeira e dos Açores. A Feira apresenta ainda uma vasta programação que passa pela dança, teatro, folclore, magia, demonstração de actividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy e diversos espectáculos musicais.

Do programa do Mês da Enguia fazem também parte atividades dinamizadas pelas associações, colectividades, comissões de festas e IPSS’s do concelho.

Os visitantes têm ainda à disposição quatro exposições em diferentes espaços municipais, além das de caráter permanente que podem ser visitadas na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira: “Ana Batista: 20 anos de Alternativa” na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos; “Salvaterra de Magos a Preto e Branco” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos; “Profissões d’Antigamente … o Ferreiro” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos; “Profissões d’Antigamente … a Peixeira” no Mercado de Cultura de Marinhais.

Programação disponível em www.mesdaenguia.pt  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.