Em nota de imprensa a estação pública informa que “em 2015, a RTP1 conquista uma quota de mercado de 14,8%share”.

 

No último dia do ano é costume fazerem-se balanços. E no que respeita às audiências televisivas a RTP fez o seu balanço.

O Telejornal alcança este ano a melhor marca GFK, terminando com 19,9%sh e 837 mil espectadores (8,6%rat). O valor alcançado representa um crescimento de três décimas em comparação com o ano anterior. O canal público assegura a liderança na informação da Manhã, com o Bom Dia Portugal (24,8%sh) a superar o desempenho dos informativos concorrentes” começa por informar a nota de imprensa.

A estação pública informa ainda que “A RTP1 dá cartas no entretenimento, com o The Voice Portugal (24,1%sh e 11,6%rat) a conquistar uma média de 1 milhão e 120 mil espectadores. O concurso do canal público é o preferido dos portugueses e lidera o mercado de TV na sua faixa de emissão”.

No que ao desporto diz respeito “a RTP1 continua a ser a marca dos grandes eventos desportivos, colocando seis programas no ranking dos 10 programas mais vistos de 2015, oferecendo competições de relevo como a Liga dos Campeões, a Supertaça, a Taça de Portugal, o Euro 2015 de sub-21 e a Qualificação para o Euro 2016” relembra a nota de imprensa.

A RTP2 fecha 2015 com 2%share. “Este ano, volta a estar em destaque a diversidade da oferta da estação. A RTP2 é o canal, em sinal aberto, que dedica o maior número de horas de emissão a programas de Cultura Geral/Conhecimento, mantém a forte aposta na ficção de produção europeia e continua a apoiar a diversidade desportiva com a divulgação de perto de 50 modalidades diferentes. A RTP2 assegura um papel de relevo junto do público infantil. O Zig Zag é uma das marcas que mais aproxima o operador público dos mais jovens, abarcando, em 2015, uma quota de mercado 8,6%share no target 4/14 anos” segundo a mesma nota.

Em Outubro de 2015, o operador público renovou a sua oferta informativa com o lançamento da RTP3. Entre Outubro e Dezembro, o novo canal de notícias abarcou uma quota de mercado de 1%share, o que representa um crescimento 0,1pontos percentuais em comparação com o resultado da RTP Informação no período homólogo de 2014.

A RTP Memória mantém a parcela dos 0,3%share e apresenta, em 2015, uma nova roupagem, com nova programação desde 18 de Outubro, e novas caras como Fernando Alvim e Nuno Markl. Entre as novas apostas contam-se os programas “Traz prá Frente”, “Retroescavadora” e ainda as séries “Alô Alô”, “Ficheiros Secretos”, “Poirot” e “Conta-me Como Foi”.

 


A RTP reforça a sua notoriedade online com o melhor resultado de sempre. O site do grupo RTP regista, em 2015, mais de 85 milhões de visitas e mais de 200 milhões de visualizações de páginas. O site da RTP é um dos mais visitados em Portugal, apresentando um crescimento superior a 10% no número de visitas, comparativamente ao ano anterior.

A Antena 1 é a rádio mais ouvida do Grupo RTP. Na média de 2015, a estação conta com 426 mil ouvintes (5%AAV) e 6,2%sh. A estação foi a preferida dos portugueses para seguir o debate radiofónico entre Pedro Passos Coelho e António Costa, no período de campanha das eleições Legislativas, com uma quota de 36% de ouvintes (459 mil).

 


A Antena 3 é sintonizada por 173 mil ouvintes (2%AAV) e arrecada 2,4%sh, na média das cinco vagas de 2015. O ano de 2015 traz uma nova Antena 3: a estação afirma-se como a rádio da cultura pop alternativa, conta com as novidades da música portuguesa e dá espaço a novos protagonistas.

 


A Antena 2 fecha 2015 com uma média de 33 mil ouvintes (0,4%AAV) e uma quota de 0,6%share.

 

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6659 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.