A RTP2 homenageia William Shakespeare, na próxima quarta-feira pelas 22:45, com a peça “Noite de Reis (Twelfth Night)”, no ano em que se assinala 400 anos da sua morte.

 

 Considerado o dramaturgo mais influente do mundo, Shakespeare é autor de 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos e diversas poesias. Os seus textos foram adaptados em todo o mundo e, ainda hoje, são motivo de inspiração na produção de conteúdos para televisão, cinema, literatura e teatro.

Shakespeare produziu a maior parte da sua obra entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, géneros que ele levou ao ponto máximo da sofisticação e do talento artístico no fim do século XVI. A partir de então, escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances e colaborou com outros dramaturgos.

Durante a sua vida, diversas das suas peças foram publicadas em edições com variados graus de qualidade e precisão. Em 1623, John Heminges and Henry Condell, dois actores e antigos amigos de Shakespeare, publicaram o chamado First Folio, uma coletânea das suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Em “Noite de Reis (Twelfth Night)”, um naufrágio deixa Viola e o seu irmão gémeo Sebastian na ilha de Ilíria, onde governa o duque de Orsino. Para se aproximar deste, por quem se apaixonou, Viola disfarça-se de homem, ganha a identidade de Cesário e torna-se mensageiro do duque. Este ama Olívia, que vive um pesado luto pela morte do irmão e não se entrega a qualquer divertimento, até que conhece Cesário, que na verdade é Viola.

Paralelamente, na casa de Olívia, o seu tio, Sir Toby, e a sua empregada Maria, fazem uma partida ao mal-humorado Malvólio. Maria falsifica uma carta para fazer Malvólio pensar que Olívia está apaixonada por ele.

A confusão piora com a chegada de Sebastian, o irmão gémeo de Viola (disfarçada de Cesário), com seu amigo António. Olívia vê Sebastian e, achando que é Cesário, pede-o em casamento. Sebastian concorda e casa com Olívia. Enquanto isso, António foi aprisionado por Orsino. Olívia, achando que Cesário é Sebastian, cumprimenta-o como seu marido à frente de Orsino, que se enfurece e ameaça causar uma discussão. Mas, quando Sebastian aparece, o auge da confusão transforma-se numa feliz noite de reis repleta de casamentos: Olívia casa-se com Sebastian, Orsino com Viola e Toby com Maria.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6395 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.