Os fins-de-semana gastronómicos voltaram a Palmela dedicados ao tema da fruta e das compostas. Vários restaurantes do concelho associaram-se a esta iniciativa com ementas frescas e aromáticas.

Os fins-de-semana gastronómicos da fruta em Palmela acontecem nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de Julho, para refrescar as ementas dos restaurantes do concelho, no âmbito do programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”.

 

 

A região de Palmela é reconhecidamente rica em hortofrutícolas e é no verão que a fruta  é mais apetecível. Sumarenta, colorida e cheia de sabor é assim que é a fruta é. As ameixas, os morangos, os figos, os pêssegos, os alperces, as peras, as uvas e a incontornável Maçã Riscadinha de Palmela são as estrelas dos pratos que vinte estabelecimentos de restauração do concelho vão integrar em ementas inovadoras e requintadas.

 

 

Quem tiver o Palmela Tourist Card vai ter inúmeros descontos e vantagens nos restaurantes aderentes. Para além disso, as inscrições estão abertas para o concurso de compotas de fruta. A iniciativa, que vai premiar as melhores compotas e doces de fruta de 2016, tem lugar na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela, no dia 17 de Julho, às 17 horas, e as inscrições devem ser formalizadas até dia 15 de Julho.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal promovem o Concurso de Compota de Fruta de Palmela. Todos os aromas da fruta surgem preservados e potenciados em compotas, doces e geleias, mais tradicionais ou criativos e, muitas vezes, acompanhados de ervas aromáticas, especiarias ou legumes. Incentivar a criação de PME nas áreas da gastronomia e doçaria é um dos objetivos deste concurso, que tem registado grande participação e tem dado a conhecer novos talentos.

 

 

 

 

 

Os restaurantes aderentes são:

 

 

-Terceira Geração(Palmela):Coelhinho malandro com arroz de Maçã Riscadinha e Folhado de requeijão com doce de figo moscatel como sobremesa.

 

 

– Âncora & Serrano (Brejos do Assa):Lombo de porco assado com maçãs e Torta de laranja como sobremesa.

 

 

– Atipoia ( Montinhoso):Lombo de porco com castanhas e Maçã Riscadinha e Doce à casa com Maçã Riscadinha como sobremesa.

 

 

– Bobo da Corte (Castelo de Palmela):Figo com queijo e bacon e Semifrio de morango com Maçã Riscadinha como sobremesa.

 

 

– Casa de Atalaia ( Vila de Palmela):Saladas frescas com fruta, Bolinhos de alperce e Sangria de pêssegos para beber.

 

 

– Casa do Castelo (Miradouro do Castelo de Palmela):Salada tropical com Maçã Riscadinha e Tarte de Maçã Riscadinha com bola de gelado para a sobremesa.

 

 

– Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal ( Vila de Palmela):Gelado de uva.

 

 

– Culto Café (Vila de Palmela):Crostini de queijo de cabra, maçã, mel e pinhões;Bacalhau em cama de pera flamejada em Moscatel com crosta de broa;Risotto de salmão fumado e maçã verde e Cheesecake de frutos vermelhos.

 

 

-Dona Isilda (S. Brás):Empadão de perdiz com puré de Maçã Riscadinha e Semifrio de Maçã Riscadinha com bolacha areada e canela para sobremesa.

 

 

-Four’k (Vila de Palmela): Figos com queijo de Cabra, mel e alecrim;Bife da vazia com molho de ameixa e Folhado de Maçã Riscadinha.

 

 

– Retiro Azul(Vila de Palmela): Lombinho de porco braseado com aromas do Vale dos Barris, batata recheada e pera em vinho Moscatel de Setúbal e Tarte de Maçã Riscadinha com gelado de baunilha para sobremesa.

 

 

-Sete Mares (Palmela):Tábua Sete Mares.

 

 

– Taverna da Ladeira (Vila de Palmela): Massa à Ladeira com Maçã Riscadinha e Bavaroise de morango para sobremesa.

 

 

– Afinidades-Casa Agrícola Horácio Simões (Quinta do Anjo): Bolo surpresa de fruta de Palmela.

 

 

– Casa da Pimenta (Vila Amélia – Cabanas):Carne assada no forno com maçã e Pudim de maçã para sobremesa.

 

 

– Flavors-Sabores Diferentes da Nossa Terra (Espaço Fortuna – Quinta do Anjo): Salada de peito de frango com laranja da Quinta do Anjo e pinhões torrados;Cheesecake de morango e Granizado de vinho Rosé com morango para beber.

 

 

– O Gama (Cabanas): Bife de atum com puré de maçã aromatizado com Moscatel Roxo e Folhado de frutos de Palmela para sobremesa.

 

 

– O Telheiro ( Pinhal Novo):Rosbife com molho de mostarda e mel com puré de Maçã Riscadinha e Torta de laranja para sobremesa.

 

 

– A Moagem (Poceirão):Grelhada mista com frutas e Surpresa de melancia para sobremesa.

 

 

– Monte Alegre (Asseiceira): Bife tropical e Salada de fruta de Palmela para sobremesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.