A tradição ainda é o que era: Matança do Porco em Souto Maior, Sabrosa

 

 

A Junta de Freguesia de Souto Maior organizou, neste fim-de-semana, 23 e 24 de Fevereiro, a VI Feira Tradicional da Matança do Porco.

Este certame, que pretende resgatar a tradição da matança do porco numa aldeia onde esta prática já foi, outrora, o grande garante da maior parte das famílias é já um marco da programação anual do concelho.

A matança do animal teve lugar no sábado ao início da tarde, dando início a um ritual cujos princípios tradicionais estiveram sempre presente, com o queimar do pelo do animal até à degustação do sarrabulho feito em pote de ferro ao lume.

Também ao início da tarde, deu-se lugar à abertura da Feira Tradicional, com diversos expositores de gastronomia e artesanato, com o Grupo de Zés Pereiras de Sanfins do Douro e com o Grupo de Concertinas de Mangualde. À noite, a animação ficou com o artista Georges Canário.

Domingo começou com a desmancha do porco e com a habitual missa, realizada precisamente no recinto da feira. O almoço foi servido com as carnes do porco, muita broa e bom vinho tinto, numa oferta da Freguesia de Souto Maior a todos os presentes.

A tarde, como habitual, foi de grande afluência de público, que visitaram a feira e puderam, para além de degustar a carne do porco e outras iguarias, assim como o bom vinho da região, apreciar a muita animação. O grupo de teatro Alecrim animou as centenas de pessoas com a peça “O namoro”, contagiando todos os presentes com muito humor e boa disposição, assim como as já marcantes Marias Malucas – Romeiras de Portugal, e ainda os cantadores ao desafio Pedro Cachadinha e Deolinda Passos.

 

Esta VI edição da Feira Tradicional da Matança do Porco encerrou com os rojões no pote e broa de centeio.

A Freguesia de Souto Maior vê mais uma vez cumpridos os seus objectivos de promoção e divulgação da imagem da freguesia no concelho e na região, continuando a procurar afirmar-se como terra de boa gente, bons costumes e tradições.

A Junta de Freguesia de Souto Maior agradece a todos os expositores presentes, bem como ao município de Sabrosa pelo apoio à organização, bem como à Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior e à Associação Sabrosa Douro XXI.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.