A Vinha e o Vinho em Destaque na Feira de Agosto em Grândola

 

 

 

Contagem decrescente para a Inauguração na próxima quinta-feira, dia 23, da Feira de Agosto em Grândola, a maior Feira Franca do Alentejo e a Grande Festa de Verão, este ano dedicada à vinha e ao vinho, apresentando ao público uma grande exposição, dividida em quatro espaços diferenciados.

 

No primeiro espaço abordar-se-ão com base em pesquisas já efectuadas, os primeiros indícios da presença da vinha e da produção de vinho no concelho – remontando estes ao período romano – o período de auge desta actividade e o seu declínio no século XIX.

 

No segundo espaço será apresentado o processo de produção do vinho, compreendendo o tratamento das vinhas, vindima, transporte das uvas e produção e armazenamento do vinho nas adegas tradicionais. Serão também retratadas algumas das antigas adegas ainda existentes no concelho, que mantém algum equipamento in situ, como as Adegas do Chaparral e do Romano.

 

No terceiro espaço irá ser recriada uma antiga taberna, local de convívio e consumo privilegiado de vinho. Este espaço comportará mobiliário e objectos utilizados nestes estabelecimentos, assim como painéis informativos e fotografias alusivas a diferentes tabernas já desaparecidas no concelho de Grândola.

 

O quarto espaço será dedicado à exploração vitivinícola na actualidade. Através de painéis informativos e de fotografias serão apresentadas as adegas que produzem actualmente no nosso território (Comporta, Pinheiro da Cruz, Serenada, Brejinho da Costa, Pego da Moura, Areia Safada, Serra Brava, Asseiceira, entre outras). Neste local serão colocadas em exposição diferentes garrafas com os vinhos produzidos em cada uma das adegas referidas.

 

Destaque nesta edição para o espaço vínico da Feira de Agosto, na zona central entre os pavilhões expositivos, onde haverá provas de vinhos de 6 produtores da região: Companhia Agrícola da Barrosinha; A Serenada; Herdade do Portocarro; Herdade da Comporta; Herdade da Carochinha e Herdade Canal Caveira e degustação de produtos da gastronomia regional. No espaço, gerido pela Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana, será ainda possível a aquisição dos vinhos em prova.

 

 

A programação do certame engloba também um Colóquio que terá lugar dia 24 no Cineteatro Grandolense. Com o tema “A Vinha e o Vinho – Rumo ao Futuro” o Colóquio será moderado pelo jornalista Amilcar Malhó e irá abordar o passado, presente e futuro da vinha e do vinho na região e a perspectiva económica e turística. O Colóquio organizado pelo município em colaboração com a Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV) e a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana (APVCA), conta com a participação no plano institucional,  do Presidente da Câmara de Grândola, do Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, do Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Presidente da CVR da Península de Setúbal.

 

 

De 23 a 27 de Agosto, são esperados mais de 100 mil visitantes no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, para a 376ª edição da Feira de Agosto, um evento onde há muito para conhecer e apreciar: Feira Franca com zona de Divertimentos, Gastronomia Regional, Produtos Regionais, Artesanato, Praça Rural, Festival Hípico, Actividades no Picadeiro e Animação de Rua.

 

 

 

Os Espetáculos são dos momentos mais aguardados do certame. Diogo Piçarra inaugura o palco principal no dia 23. Seguem-se o DJ Diego Miranda e o DJ Ride (24), Aurea (25), Virgul (26) e os Amor Electro (27). Pelo Palco Bar vão passar os “Oitentamente”, “5EX Band”, “The Rockets Classic Rock Ensemble” e os ”Bootleg”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.