O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial das Velas, ontem, dia 5 de Dezembro, deteve um homem de 44 anos, pelo crime de desobediência, na Ilha de São Jorge.


No decorrer de uma acção de fiscalização no âmbito da vigilância e do controlo costeiro na ilha de São Jorge, os militares detectaram uma embarcação de pesca a pescar em local proibido, a qual ao ser abordada colocou-se em fuga, tendo sido interceptada pouco depois pela embarcação da Secção Naval do Destacamento Territorial da Horta.

No seguimento das diligências foram apreendidos 462 quilos de pescado, dos quais 145 irão ser doados a instituições de solidariedade social da ilha de São Jorge e os restantes 317 quilos serão submetidos a 1.ª venda em lota, pelo que foi levantado um auto de contra-ordenação por diversas infracções à legislação do pescado, nomeadamente, utilização de artes proibidas e pesca em local proibido, sendo que a infracção mais gravosa poderá corresponder a uma coima até 3 750 euros.

O mestre da embarcação foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial dos Açores – Instância Local das Velas.

Esta operação contou com o reforço do Posto Territorial de São Roque do Pico e da Secção Naval da Horta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.