APHORT e IEFP apresentam programa “Aprendizagem dá emprego”

 

 

Terá lugar amanhã, dia 14 de Fevereiro, às 15:30, a apresentação oficial do programa “Aprendizagem dá Emprego”, uma iniciativa pioneira a nível nacional levada a cabo pela APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Procurando dar resposta às reais necessidades do mercado de trabalho na área do turismo, este é um projecto-piloto de aprendizagem que envolve as próprias entidades empregadoras na administração da formação aos candidatos. Neste âmbito, a componente prática da formação é dada em contexto real de trabalho, por um tutor designado por cada uma das empresas em questão. A componente teórica fica a cargo do IEFP, sendo o programa formativo adaptado de acordo com necessidades concretas identificadas pelos associados da APHORT. O IEFP fica ainda responsável pela formação pedagógica dos tutores das empresas. Com uma duração de três anos, as primeiras acções que irão inaugurar este modelo visam formar técnicos nas áreas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

Entre as empresas que aderiram a esta iniciativa e que irão formar os primeiros candidatos contam- se alguns dos principais hotéis do Grande Porto, nomeadamente: Sheraton Porto Hotel & Spa; Porto Palácio Hotel Congress & Spa; Crowne Plaza Porto; Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas; The Yeatman; The Artist Hotel; The House Ribeira Hotel; Holiday Inn Porto Gaia. Para além de participarem activamente no processo de recrutamento e na selecção dos formandos, estas empresas assumem o compromisso de atribuir uma bolsa a todos os participantes no último ano de aprendizagem e ainda de empregar os candidatos que concluam a formação com aproveitamento.

Na mesma cerimónia, terá ainda lugar a assinatura de outro protocolo de colaboração entre a APHORT, o IEFP e a Confederação do Turismo Português, com o objectivo de dar continuidade ao estabelecimento de uma maior proximidade entre empregadores e desempregados através da criação de uma plataforma de cooperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.