‘App Avicella’ apresenta Vizela em realidade aumentada e conta com investimento de 50 mil euros

 

 

O Município de Vizela apresenta hoje, à imprensa, a “App Avicella”, uma aplicação com realidade aumentada, que pretende dar mais ferramentas a quem visita o concelho.

Esta app funciona com um sistema misto de marcadores e orientação geo-referenciada, o utilizador pode, por exemplo, assistir 365 dias por ano à procissão de S. Bento das Peras ou marcar encontro com várias personagens históricas, como Camilo Castelo Branco.

Dezasseis experiências únicas em duas línguas podem ser descarregadas de forma gratuita na App Store e no Google Play a partir de hoje.

O presidente Victor Hugo Salgado, em declarações ao Infocul, explicou que a ideia “surge pelo facto de Vizela ter uma identidade própria. Vizela tem uma enorme tradição do ponto de vista turístico e quer redimensionar-se neste mesma dimensão. Assim sendo, achámos que esta era a solução mais indicada para a realidade que vivemos. Porquê? Porque ela apresenta do ponto de vista da sua expressão, uma determinada autonomia. Autonomia que permite a qualquer pessoa que visite Vizela conseguir conhecer o concelho, conseguir ter acesso aos seus principais monumentos, principais espaços de relevo, conseguir obter esta informação apenas e só com o seu telemóvel e ao mesmo tempo, face a esta situação, a câmara não estar preocupada com criar guias, qualquer tipo de sistema, porque face à sua autonomia conseguimos ter sempre um serviço de enorme qualidade, com presença fundamental e ao mesmo tempo sem grande preocupação para com a autonomia , sobretudo quando se perspetiva um crescimento que para nós era essencial”.

Sobre as vantagens da app diz que “não apenas vão poder conhecer como, após ver mapa inicialmente, vão poder ver um filme em realidade aumentada com determinadas personagens que estão associadas à nossa história e são essas personagens, em realidade aumentada quase como se fosse um filme, que explicam a importância de determinados monumentos e espaços para o concelho de Vizela”.

Revelou ainda que “é um investimento superior a 50 mil euros, mas é uma mais valia até por ser comparticipado através do quadro comunitário, do 2020, porque face ao seu pioneirismo, se assim podemos dizer, mereceu logo o apoio por parte da CIM, neste caso da CIM do Ave, na sua comparticipação porque demonstra sem dúvida uma enorme relevância do ponto de vista das novas tecnologias” e que o mesmo foi “comparticipado em cerca de 20%, genericamente”.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6322 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

2 thoughts on “‘App Avicella’ apresenta Vizela em realidade aumentada e conta com investimento de 50 mil euros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.