Arraiolos: 100 metros de “Nógado” em Vimieiro

Os festejos de carnaval no concelho de Arraiolos vão integrar o evento “Ao Sabor das Tradições” a realizar no dia 23 de Fevereiro, na vila de Vimieiro, iniciativa que faz parte do programa que terá lugar na quadra carnavalesca.

Neste contexto será feito um dos doces tradicionais de Carnaval, o “Nógado”, para degustação de todos e cuja feitura resulta da organização da Câmara Municipal de Arraiolos e da parceria com a Freguesia de Vimieiro, Clube Alentejano de Desportos Vimieurense, Associação Jovens em Movimento-Vimieiro, Associação de Reformados e Pensionistas de Vimieiro, Padaria Arimatea, Padaria Marianita e Restaurante Novo Dia.

Do “Nógado”, doce típico do Carnaval em Vimieiro, objeto desta realização, chegam-nos relatos diversos sobre a sua receita transportada para os nossos dias mercê do testemunho verbal das gerações mais idosas.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos referiu que a Câmara Municipal tendo em conta a vivência na Freguesia de Vimieiro, promove ao longo do ano um conjunto de acções “que visam dar visibilidade aos seus sabores tradicionais, onde se destaca o “Nógado de Carnaval”, sendo que a transmissão de usos e costumes alicerçados em práticas ancestrais, ganham um espaço determinante com este incentivo proporcionado pela autarquia, em colaboração com a comunidade local”.

Francisco Fortio, presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro realçou a “colaboração do movimento associativo e empresas da freguesia na iniciativa, o que contribui para estimular a própria economia local.

A organização propõe-se fazer um “Nógado” com 100 metros para degustação de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.