As orientações da psicóloga Inês Nunes para sobreviver ao isolamento social

O isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, confinou uma grande parte da população em casa, com o objetivo de reduzir a curva de contágio. Contudo, sabemos que uma situação de isolamento pode ser especialmente desafiante e é fundamental mantermos o nosso bem-estar.

Deixo-vos cinco dicas fundamentais para lidar com o isolamento social:

  1. Alimentação Saudável: Uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde e é especialmente importante para manter o sistema imunológico fortalecido.

  1. Sono: A higiene do sono é essencial para manter a saúde mental, emocional e física. Tente manter alguma rotina na hora de deitar e levantar e evite a utilização de equipamentos eletrónicos antes de dormir. Pode optar pela leitura de um livro.

  1. Exercício Físico: É muito importante manter-se ativo enquanto permanece no seu domicílio. Pode andar pela casa, realizar atividades e tarefas domésticas, tratar do jardim/horta, dançar, saltar à corda, realizar exercícios com o próprio peso do corpo ou com a ajuda de uma cadeira ou garrafas de água.

  1. Saúde Mental: Evite informação a mais. O consumo de notícias sobre a pandemia pode ser um gatilho de ansiedade para muitas pessoas. É normal que emoções e pensamentos negativos surjam. A súbita alteração das rotinas diárias bem como o medo pelo desconhecido poderão justificar estes sentimentos.

  1. Contacto Regular com amigos/família: Procure manter um contacto regular com amigos e família, seja por videochamada ou apenas chamadas de voz. Falar com quem gostamos e confiamos pode ser uma boa ajuda para superar algumas dificuldades do isolamento.

É importante ter em mente que o isolamento é uma medida de responsabilidade social, mas que acima de tudo, é temporário.

Dra. Inês Nunes

Psicóloga Clínica & Formadora Certificada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.