Autarca de Almeirim após reinaugurar Praça de Touros: “O Mundo Rural tem muito a ver com as questões tauromáquicas “

 

 

Dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, foi importante em Almeirim pela reinauguração da sua praça de touros, agora intitulada Arena de Almeirim.

Em declarações ao Infocul, o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro,  explicou que “a praça de touros era importante para o nosso concelho, numa zona que é por excelência uma zona gastronómica, onde maioria do turismo passa. Como estava não era um atractivo, conseguiu-se duas vertentes importantes. Por um lado conseguiu-se requalificar esta praça não só para as questões tauromáquicas mas também associando a vertente económica, a divulgação de produtos, etc, que naturalmente fará com que este espaço possa ter mais vida. Eu acho que isso é importante para todos, não só do ponto de vista da economia mas também permitindo que estes espaços que foram conseguidos de forma a apoiar o que era a obra social das misericórdias possa continuar a fazê-lo, não só com as corridas mas também com outras actividades”.

Na apresentação e posteriormente em declarações ao Infocul falou ainda sobre um projecto de renovação para a área em redor da praça de touros, “estamos a falar de um projecto superior a 2 milhões de euros que vai requalificar toda esta parte”.

Já sobre a importância da tauromaquia, referiu que “não sei se aqui o económico é o factor mais importante, mas acima de tudo um factor social. O Mundo Rural tem muito a ver com as questões tauromáquicas e quando andamos interessados em dizer que as pessoas têm de vir viver para o interior, que tem de haver apoio ao interior, etc, esta é a nossa realidade!”. E que “independentemente daquilo que se possa ir dizendo sobre determinadas áreas, a verdade é que o mundo rural sempre se habituou a viver com os touros, com os cavalos, com os animais…Portanto há discussões que não deveriam ser discussões”.

 

Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografias: Arlindo Homem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.