Azambuja promove e recebe “Festa do Torricado”

A Vila de Azambuja vai continuar a atrair a atenção gastronómica da região, no fim de semana 2, 3 e 4 de Novembro próximo, com mais uma edição da “Festa do Torricado”. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Desportivo de Azambuja (GDA), o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e também a Junta de Freguesia da sede do município.

 

A festa irá decorrer no Pavilhão do Grupo Desportivo (junto ao Posto da GNR) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. No dia inaugural, as iguarias começam a chegar à mesa a partir das 19:00; no sábado e no domingo, almoços a partir do meio dia e meia. No sábado, o serviço de jantares começa às 19:00. O evento terá animação diária com vários momentos de música e dança e exposições. A abertura da iniciativa conta com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.

 

 

O mote da festa continua a ser preservar, prestigiar e divulgar o célebre “Torricado”, o embaixador de maior vulto da gastronomia do Concelho de Azambuja e uma das bandeiras da herança sociocultural da sua população. Os ingredientes dificilmente seriam mais simples: pão caseiro, azeite, alho e sal. O acompanhamento pode ir da singela azeitona (como entrada), ao ‘fiel amigo’ na brasa (bacalhau), passando pelas sempre populares febras e entremeadas grelhadas. Se o retalhar do pão em losangos e o esfregar do alho está ao alcance da maioria, já o espalhar do azeite e o senti-lo “cantar”, ao ouvido, é arte para poucos, tal como a dominavam os campinos e camponeses de antigamente.

 

 

Esta festa integra-se, igualmente, na iniciativa de lançamento da marca Azambuja Terra Do Torricado, promovida pelo município e apresentada ao público no passado 04 de Outubro. A cerimónia final do programa de lançamento da marca terá lugar no domingo, dia 04 de Novembro, pelas 16:00, no recinto da “Festa do Torricado” (pavilhão do GDA). Com todos estes eventos, o Município de Azambuja pretende dar passos cada vez mais seguros, no âmbito do produto gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.