Azeite de Marvão em destaque no Festival de Gastronomia de Santarém

O Azeite produzido no concelho de Marvão, vai estar em destaque no dia 30 de Outubro, no 38º Festival de Gastronomia de Santarém, cuja edição deste ano tem a sua programação dedicada ao tema do azeite, através da presença de produtores marvanenses e de um Chef que vai confeccionar pratos com base de azeite.

A convite da Câmara Municipal de Marvão, vão estar presentes na Casa do Campino, em Santarém, quatro produtores certificados de azeite, do concelho que ao longo da tarde e da noite efectuarão inúmeras provas dos seus azeites e derivados produzidos através das azeitonas, apanhadas nos campos de Marvão.

Luís Vitorino, autarca de Marvão, considera “o convite da organização do Festival de Gastronomia de Santarém, ao município e aos produtores de azeite, como o reconhecimento pela qualidade e excelência do azeite que sai dos olivais tradicionais e lagares do concelho”.

Esta presença na Gastronomia em Santarém, mostra, “o reconhecimento na aposta certa que a Câmara Municipal de Marvão, tem vindo a fazer no apoio aos produtores, ao desenvolvimento de novas marcas e na salvaguarda dos produtos endógenos marvanenses. O Azeite é um destes exemplos”, afirma Luís Vitorino.

O azeite, no Norte Alentejano, serve de base a inúmeros pratos confeccionados pelo Chef José Diogo Branco, radicado em Marvão que vai realizar dois live cooking dedicados a pratos com base de azeite. Assim, quem passar pelo Festival de Gastronomia, logo a partir das 17:00, vai ter oportunidade de ver ao vivo a confecção de um Cremoso de chocolate branco e azeite, que será feito tendo por base um creme aveludado de chocolate branco e azeite, a que se junta a marmelada amarga de limão, um praliné de castanha e pétalas de tagetes.

A partir das 19:00, voltam os sabores a ser misturados com o azeite de Marvão, com o Chef José Diogo Branco a confeccionar uma Gyoza de alhada de cação, que é um fino bolinho de massa com recheio de alhada de cação, cozido ao vapor, com azeite, flor de sal e rebentos de coentros.

As provas de azeite e o live cooking são acompanhadas pela Tuna Sénior de Marvão, que irá fazer a animação do recinto ao longo da tarde, com cantigas tradicionais marvanenses e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.