Bispo de Coimbra acredita no sucesso da candidatura a património da UNESCO da Mata Nacional do Bussaco

 

 

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, deixou, ontem, na recepção nos Paços do Concelho realizada no âmbito da visita pastoral às paróquias de Mealhada, Casal Comba e Vacariça, o seu aval e a sua crença no sucesso da candidatura a património da UNESCO da Mata Nacional do Bussaco e no desenvolvimento da vertente de turismo religioso.

 

O presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, pediu “ajuda na cruzada para fazer do Bussaco um local de peregrinação e um marco no turismo religioso” e o bispo de Coimbra deu a sua bênção ao projecto, afirmando sentir-se “feliz por estarem a ser dados passos para a valorização daquele espaço”.

 

D. Virgílio Antunes acredita que a matriz religiosa da Mata Nacional do Bussaco – o deserto Carmelita – fará a diferença na candidatura a Património da UNESCO e considerou que a mesma “tem todas as condições para ter sucesso”. “Nestas candidaturas o mais adequado é ir-se à identidade mais profunda dos lugares, essa é a diferenciação em relação a outros locais e a matriz fundamental do Bussaco é religiosa. E aqui conjugam-se os vários aspectos – natureza, património, história”, sublinhou.

 

Na visita à Câmara Municipal – que incluiu o contacto com os funcionários -, D. Virgílio Antunes falou da necessidade de  cooperação e colaboração “institucionais –  e entre pessoas – na procura do bem comum e da melhoria de condições de vida para os que vivem e trabalham no concelho”, desejando ainda que este “Executivo consiga concretizar os seus projectos e ideais”.

 

Rui Marqueiro ofereceu ao bispo de Coimbra uma salva de prata comemorativa da visita e retribuiu os votos de sucesso na Diocese, assegurando que, na Câmara Municipal da Mealhada, se defendem os princípios de liberdade, respeito, igualdade e tolerância religiosa referidos por D. Virgílio Antunes.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 14/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_