Bom Jesus de Braga classificado como Património Cultural Mundial

 

 

O Santuário do Bom Jesus, em Braga foi hoje classificado, pela UNESCO, como Património Cultural Mundial.

Na reunião que decorre em Baku, este monumento integra as “36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial“, que estão a ser avaliadas, numa reunião que decorre até 10 de Julho.

A candidatura despoletou algumas questões ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) relativamente à autenticidade e integridade do monumento, bem como a preservação e prevenção de acidentes, tais como incêndios à volta do complexo religioso, mas a proposta foi aprovada, tendo o Brasil, que abriu a discussão, defendido que o Bom Jesus de Braga não só cumpre todos os critérios para ser integrado na lista de monumentos, como serviu de inspiração para o complexo do Bom Jesus de Congonhas, no Brasil, que já consta da lista da UNESCO.

Portugal esclareceu que todas as dúvidas sobre o monumento bracarense já estavam esclarecidas no dossier entregue por Portugal e que as recomendações do ICOMOS já estão mesmo a ser seguidas no santuário. A representação portuguesa afirmou ainda que o monumento também já está inscrito como património nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.