O dia foi de festa para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, com a realização de uma cerimónia de bênção no Santuário de Fátima onde foram apresentadas as sete novas viaturas da corporação. A cerimónia iniciou com uma oração presidida pelo Cardeal D. António Marto, seguida da bênção das novas ambulâncias, momento acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, pelo Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva e pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, entre outras individualidades.
A frota dos Bombeiros Voluntários de Fátima conta agora com seis novas ambulâncias de socorro e uma ambulância de transporte de doentes, aquisições possíveis graças ao contributo da comunidade local e das comunidades portuguesas no estrangeiro, além do
apoio disponibilizado por instituições públicas e privadas. Além da apresentação das novas ambulâncias, o momento ficou marcado pela apresentação do novo hino dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

O Cardeal D. António Marto deu início às intervenções oficiais e sublinhou os valores que estão na base da ação de todos os bombeiros, o que os torna “verdadeiros heróis a quem muito devemos”. O Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, fez um agradecimento a todas as pessoas e entidades que contribuíram para a aquisição das novas viaturas e salientou a importância do novo quartel da corporação, projeto que gostaria de ver concluído até às Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, mas lamentou a inexistência de apoios governamentais para a prossecução deste objetivo. Seguiu-se a intervenção de Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que, mais uma vez, enalteceu a qualidade e perseverança dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém encerrou as intervenções oficiais e sublinhou “o imenso orgulho” que sente relativamente às corporações de bombeiros concelhias, sublinhando o trabalho da Direção dos bombeiros fatimenses. Dirigiu um agradecimento a
todos aqueles que apoiam os bombeiros e ao Santuário de Fátima e lembrou a intervenção da Câmara Municipal junto dos Bombeiros Voluntários de Fátima, que nos últimos três anos traduziu-se num apoio financeiro na ordem dos 800 mil euros. A finalizar, garantiu a
disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar os bombeiros, dentro das suas possibilidades, nomeadamente na construção do novo quartel há tanto ambicionado.

Seguiu-se uma visita ao local da futura infraestrutura de proteção e socorro ao serviço da população fatimense, momento que foi aproveitado para assinalar o 17o aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, efeméride que deveria ter sido celebrada em junho, mas as condicionantes da Covid-19 não o permitiram. Estas comemorações dos Bombeiros Voluntários de Fátima contaram também com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, Sandra Nunes, Rui Vital e Estela Ribeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.