Bragança com crescimento turístico superior à média nacional e região Norte

Igreja de Santa Maria, torre do castelo e Domus Municipalis; cidadela. Bragana, Portugal.
Igreja de Santa Maria, torre do castelo e Domus Municipalis; cidadela. Bragana, Portugal.

 

A região de Bragança apresenta um crescimento turístico, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), superior à media nacional e da Região Norte, onde é o décimo distrito mais procurado.

 

 

Entre Janeiro e Dezembro de 2015, Bragança registou 75.654 dormidas (+13.279 que em 2014), representando um aumento de 21,29%, face a período homólogo. Na Região Norte, o crescimento foi de 15,51%, em Portugal de 8,96% e no Continente de 8,83%.

 

 

Já o número de hóspedes teve igualmente, em 2015, uma evolução positiva, com um crescimento de 17,96% face ao período homólogo (+8.492 hóspedes), representando 45,86% da Região Norte.

 

 

De acordo com os dados disponibilizados por algumas das Unidades Hoteleiras de Bragança (que no ano anterior representaram mais de 52% do número de dormidas e 83,01% dos hóspedes registados pelo INE). Para este ano estima-se um novo e considerável crescimento do turismo em Bragança, que deverá situar-se entre os 10% e os 15%. Os ganhos das Unidades Hoteleiras do Concelho aumentaram para 2,40 milhões de euros.

 

 

Numa pesquisa sobre o Município de Bragança, o alojamento é o tema mais procurado, registando 37,4% do total de pesquisas sobre turismo no município, seguido de actividades de lazer (14,78%), restaurantes (11,31%) e património histórico (7,50%). No período em análise, 52,1% de pesquisas foram efectuadas por estrangeiros, o que denota a internacionalização do turismo em Bragança.

 

 

Esta evolução positiva é fruto do esforço que o Município de Bragança tem vindo a desenvolver no sentido de trabalhar, de forma contínua e sustentada, para o incremento turístico deste território (a Câmara nos últimos três anos investiu 245 mil euros na promoção do território), utilizando uma nova estratégia de marketing territorial, por forma a aumentar a procura, alcançar a notoriedade e o reconhecimento de Bragança como um destino único.

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